No próximo dia 20 de maio, decorrerá em formato virtual, pelas 17h30, a Conferência “O Futuro do Projeto Europeu”, organizada pela Associação Portuguesa de Jovens Farmacêuticos (APJF). A iniciativa, que acontece no período pré-campanha das Eleições Europeias de 2024, contará com uma conferência inicial dedicada aos contemporâneos da União Europeia (UE) nos próximos anos. Seguir-se-á um debate entre candidatos ao Parlamento Europeu, naquilo que se espera ser uma plataforma de partilha das principais ideias e propostas dos diferentes partidos políticos.
Dirigida a todos, independentemente da idade ou da área de formação ou atuação profissional, esta iniciativa assume-se como uma ação para a promoção da cidadania europeia, com o objetivo de consciencializar para uma democracia mais participada e para a importância da EU e das instituições europeias no dia-a-dia de todos os cidadãos. “Somos a primeira geração que nasceu e viveu toda a sua vida enquanto cidadãos europeus. Crescemos na Europa e beneficiamos de um forte desenvolvimento económico e social, que importa assinalar”, refere Duarte Pinto, Vogal da Direção da APJF responsável pela área internacional, “viver a Europa significa que assumimos a responsabilidade de conhecer e eleger os nossos representantes”.
No final do evento, está prevista a apresentação do Projeto “EY2H – European Youth to Health”: uma iniciativa criada pela APJF, que visa capacitar os jovens profissionais de saúde para o envolvimento e participação ativa na definição de políticas públicas da UE que respondam aos desafios da área da saúde e do desenvolvimento económico, social e ambiental.
A inscrição é gratuita, mas obrigatória. O evento é aberto e dirigido a todos os cidadãos, mas particularmente a profissionais de saúde. Saiba mais informações aqui.
A Associação Portuguesa de Jovens Farmacêuticos (APJF) é uma estrutura sem fins lucrativos, criada em 1989, que tem a missão de representar e defender os interesses dos jovens farmacêuticos e diplomados em ciências farmacêuticas. A profissão farmacêutica conta com mais de cinco mil farmacêuticos portugueses com uma idade inferior a 35 anos, o que representa aproximadamente um terço de toda a profissão. Este contexto dá grande relevância à missão e atuação da APJF – uma estrutura com 500 sócios – na saúde e na sociedade nos dias de hoje.