No âmbito do Dia Mundial da Visão (14 de outubro) a Associação de Profissionais Licenciados de Optometria (APLO) em parceria com a Junta de Freguesia de Avintes, assinala a efeméride com um rastreio de saúde ocular, gratuito, na Casa da Cultura Francisco Marques Rodrigues Júnior, em Avintes.
O rastreio irá decorrer entre as 09h30 e as 17h00, apresentando como principal objetivo o diagnóstico precoce de problemas da saúde ocular na comunidade.
“Para comemorar o Dia Mundial da Visão decidimos organizar um dia de sensibilização para os cuidados de saúde ocular, com especial destaque para as populações com menor acesso aos cuidados de saúde ocular”, afirma Micaela Reis, vice presidente da APLO.
“Vamos proceder à avaliação da acuidade visual monocular e binocular, visão binocular e cromática. É um rastreio simples, com duração prevista de 5 minutos por pessoa, a fim de afastar a presença de erro refrativo ou a presença de anormalidades na função de percepção binocular e cromática de profundidade”, informou a responsável.
A iniciativa resulta de uma parceria com uma Junta de Freguesia local, em Avintes, a qual viabilizou a “identificação de cidadãos com mais dificuldades de acesso aos cuidados de saúde da visão”.
Este ano, a Agência Internacional para a Prevenção da Cegueira (IAPB) assinala o Dia Mundial da Visão com o lançamento da campanha “LoveYourEyes” [Ame os seus Olhos] que visa alertar para a necessidade e importância dos cuidados para a saúde da visão.
A campanha adverte para a relevância dos cuidados para a saúde da visão como forma de prevenir e diagnosticar problemas oculares e visuais que podem ser facilmente evitados.
“O acompanhamento clínico atempado feito por um Optometrista é determinante no sentido de identificar precocemente possíveis problemas de saúde da visão antes que evoluam para estados irreversíveis. Mais de 2 mil milhões de pessoas em todo o mundo sofrem de deficiência visual ou cegueira e pelo menos 1,1 mil milhões de pessoas vivem com deficiência visual e cegueira que poderia ter sido evitada se lhes fosse assegurado acesso aos cuidados necessários para condições como miopia, glaucoma e catarata” afirma Micaela Reis, Vice-Presidente da Associação de Profissionais Licenciados de Optometria (APLO).
A campanha ‘#Love Your Eyes’ [Ame os seus Olhos] apresenta-se, assim, como o mais recente alerta global de consciencialização da população para que os cuidados primários de saúde da visão sejam valorizados e reconhecidos como uma prioridade, por todos.
«Os nossos olhos podem dizer muito sobre a nossa saúde em geral», frisa a Agência Internacional para a Prevenção da Cegueira (IAPB).
Sobre a APLO
A Associação de Profissionais Licenciados de Optometria (APLO) representa os Optometristas, a maior classe profissional de prestadores de cuidados para a saúde da visão, em Portugal. Atualmente conta com cerca de 1.317 membros. A APLO é membro Fundador da Academia Europeia de Optometria e Ótica, membro do Conselho Europeu de Optometria e Ótica e membro do Conselho Mundial de Optometria. Para mais informações, consulte: www.aplo.pt