A Associação Portuguesa das Empresas de Dispositivos Médicos (APORMED) acaba de lançar o manual “Recomendações sobre Gestão e Manutenção de Equipamento Médico”.
Em comunicado, a associação explica que este documento tem como objetivo “dar a conhecer a importância da manutenção preventiva e corretiva, do uso adequado e da formação dos utilizadores de equipamento médico, com vista a garantir a sua utilização segura”.
De acordo com João Gonçalves, diretor executivo da APORMED, este manual de recomendações pretende “dar a conhecer a importância de uma gestão adequada da vida útil do equipamento e dos seus acessórios, abordar o que é considerado uma utilização inadequada e as suas implicações, bem como o processo de eliminação no final da vida útil do equipamento médico”.
“A utilização adequada e a formação dos prestadores de cuidados são um ponto-chave para o funcionamento adequado do equipamento, bem como para a redução de avarias e paragens do equipamento médico”, acrescenta. Desta forma, “os pacientes terão acesso a equipamento médico em condições de realizar um diagnóstico preciso, um tratamento eficaz ou uma reabilitação adequada”.
O manual “Recomendações sobre Gestão e Manutenção de Equipamento Médico” está disponível em versão digital e pode ser consultado aqui.
A iniciativa foi criada pelo Grupo de Trabalho de Equipamento e Assistência Técnica da APORMED que considera “extremamente prioritária a necessidade de criação e implementação de guidelines, no que diz respeito à assistência técnica contratada pelas entidades hospitalares, quer públicas, quer privadas”.