Apresentação da SOCFIC em Portugal acontece em Lisboa 1292

A sede da Associação Nacional das Farmácias (ANF) recebe, no dia 2 de março, a apresentação em Portugal da Sociedade Científico-Profissional de Farmácia Ibero-Americana Comunitária (SOCFIC).

Na sua carta de apresentação, a que o Netfarma teve acesso, lê-se que a SOCFIC “visa reunir farmacêuticos que exercem profissionalmente na prestação de Cuidados Farmacêuticos em Farmácia Comunitária ou que, de algum modo, se relacionam com esta área nos países a região ibero-americana (Portugal, Espanha e Países da América do Sul, América Central e Caraíbas)”. Ao todo, contabilizam-se 24 Nações integrantes da iniciativa internacional.

A Sociedade tem por missão “promover o progresso científico e profissional da farmácia comunitária Ibero-Americana e a sua integração nos sistemas de saúde dos diferentes países”. Procura ainda impulsionar o “desenvolvimento da prática clínica e assistencial, através da prestação de cuidados farmacêuticos e serviços de saúde pública por farmacêuticos comunitários que aplicam os conhecimentos científicos à sua prática”.

Para lá de fomentar a cooperação e intercâmbio de conhecimentos científicos, a SOCFIC visa “colaborar com as entidades oficiais e organizações científicas e profissionais dos países ibero americanos em todas as matérias que concorram para o desenvolvimento da Farmácia Comunitária, bem como representar os farmacêuticos comunitários ibero-americanos perante entidades internacionais”.

No documento, é ainda apresentado o I Congresso SOCFIC – subordinado ao tema “Farmácia Comunitária: Essencial no Sistema de Saúde”. O evento acontece a 9 e 10 de junho, no World Trade Center de Barcelona e “constituirá um importante momento de reflexão sobre o futuro da Farmácia Comunitária e dos seus contributos na prestação de cuidados de saúde às populações, bem como na promoção da saúde e prevenção da doença”.

A Sociedade é presidida por Jesús Gomez, presidente da Sociedade Espanhola de Farmácia Clínica, Familiar e Comunitária durante 8 anos, sendo vice-presidentes Fernando Martinez, da Universidade de Granada, e Carlos Maurício Barbosa, bastonário da Ordem dos Farmacêuticos entre 2009 e 2016.