Apresentados dados do alirocumab na Sessão Científica Anual do Colégio Americano de Cardiologia 490

Apresentados dados do alirocumab na Sessão Científica Anual do Colégio Americano de Cardiologia

01-Abr-2014

A Sanofi e a Regeneron Pharmaceuticals anunciaram a apresentação dos dados de ensaios clínicos do alirocumab na 63ª Sessão Científica Anual do Colégio Americano de Cardiologia, que terminou ontem em Washington, EUA.

O alirocumab é um anticorpo monoclonal ainda em estudo que tem como alvo o PCSK9 (pró-proteína convertase subtilisina/kexina tipo 9), atualmente em ensaios de fase 3 para tratar doentes com hipercolesterolémia familiar heterozigótica, revelaram as empresas num comunicado.

«Este avento assinala o início da apresentação dos resultados de fase 3 do estudo ODISSEY de 2014», comentou Jay Edelberg, responsável da unidade de desenvolvimento e lançamento do PCSK9 do grupo Sanofi, acrescentando que os dados reportam ao regime quatro semanas de administração de 150mg em indivíduos que não receberam estatinas e dados de longo prazo em pacientes com hipercolesterolemia familiar heterozigótica».

Apesar da disponibilização de terapias hipolipemiantes, milhões de pessoas em todo o mundo são incapazes de controlar de forma insatisfatória os seus níveis de lipoproteínas de baixa densidade», afirmou George D. Yancopoulos, chief scientific officer e presidente da Regeneron. «Desenvolvemos um programa robusto que consiste em 14 estudos, envolvendo mais de 23.500 pacientes, contamos divulgar a maioria dos estudos clínicos da ODYSSEY até ao final deste ano».

A Sanofi e a Regeneron estão a desenvolver o alirocumab como potencial tratamento para pacientes com risco cardiovascular moderado a elevado com dificuldade em controlar os seus níveis de lipoproteínas de baixa densidade.

As empresas pretendem submeter o medicamento a aprovação com base no programa ODYSSEY de fase 3.