A Câmara Municipal de Lisboa emitiu o Alvará para a realização da obra da casa de acolhimento “Casa Porto Seguro”, um projeto da Associação Portuguesa Contra a Leucemia (APCL) que tem como objetivo alojar e apoiar doentes hemato-oncológicos, e os seus familiares, que necessitem de se deslocar durante o período de tratamentos e tenham carências económicas. A associação deixa ainda o apelo para que todos, de acordo com o que conseguirem, façam o seu contributo para concretizar as obras do projeto.
“A emissão do alvará que dará início aos trabalhos coloca-nos cada vez mais perto do objetivo final: ajudar quem mais precisa. Com a Casa Porto Seguro poderemos finalmente ajudar os doentes hemato-oncológicos com menos possibilidades monetárias e que têm de se deslocar para longe da sua área de residência para realizar os tratamentos de que necessitam”, afirma Carlos Horta e Costa, vice-presidente da APCL.
A obra é o grande plano da APCL para os próximo anos, mas o projeto é já um sonho antigo. Por isso, Carlos Horta e Costa, deixa ainda um apelo: “Agradecemos a todos os que já contribuíram para a concretização deste projeto e aproveitamos para deixar o apelo a quem ainda nos queira ajudar, a realizar este grande sonho, de que poderá fazê-lo através do nosso site. Toda a ajuda conta.”
Há cerca de um ano, a 23 de outubro de 2019, a APCL organizou um concerto solidário “Todos por uma Casa”, com o objetivo de angariar fundos para apoiar a construção da Casa Porto Seguro, agora aprovada. O valor angariado reverteu na totalidade para tornar este projeto possível.
A “Casa Porto Seguro” será construída num edifício cedido pela Câmara Municipal de Lisboa, na rua Dom Luís de Noronha, que fica perto das duas Unidades de Transplante de Medula óssea de Lisboa – o Instituto Português de Oncologia (1km) e o Hospital Santa Maria (2km). O objetivo é conseguir albergar até 8 famílias (doente e acompanhante) de cada vez, fazendo um total de 16 pessoas. Em breve a obra terá início, do qual daremos notícia.