Arroz com flores? 725

Um dos grandes problemas das redes sociais é o facto de estas estarem feitas para serem um verdadeiro festival do ego, fazendo com que qualquer pessoa que as utilize acredite que é o centro do mundo.

O problema é que este egocentrismo tem levado, entre outras coisas, a um crescendo do desrespeito pela opinião dos outros. Basta assistir a uma discussão no Facebook para perceber facilmente isto, pois quem não está de acordo com aquilo que alguém acabou de escrever é, no mínimo, apelidado de mentalmente incapaz.

Esta falta de compreensão faz-me lembrar a seguinte história:
«Um homem estava a colocar flores na campa de um parente, quando vê um chinês a colocar um prato de arroz na campa ao lado. Não se conseguindo conter, vira-se e pergunta:
– O senhor acha mesmo que o seu defunto virá comer o arroz?
O chinês responde:
– Sim. E geralmente à mesma hora que o seu vem cheirar as flores».

As pessoas são diferentes e pensam de maneira diferente. Por isso, compreender costuma ser um caminho bem melhor que julgar. Aliás, compreender o Outro é a verdadeira chave de qualquer comunicação de sucesso. Na Publicidade não é diferente.

João Barros,
Professor Convidado na Escola Superior de Comunicação Social e Investigador no Centro de Estudos Clássicos da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa