ARSLVT: Plano para o frio arranca em Lisboa no início de novembro 582

ARSLVT: Plano para o frio arranca em Lisboa no início de novembro

07 de Outubro de 2015

A Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT) já aprovou o plano de contingência para o frio, que vai ser implementado entre 1 de novembro e 31 de março e que envolve hospitais e centros de saúde. 

 

O plano dá especial atenção a crianças, idosos e doentes crónicos e pretende garantir a articulação entre todos os serviços de saúde para responder a picos de procura. Segundo o relatório do Instituto Ricardo Jorge, na última época gripal morreram 5.591 pessoas a mais do que o esperado para a época.

 

O plano, que abrange as cerca de 3,6 milhões de pessoas que vivem na região de Lisboa e Vale do Tejo, tem «especial enfoque nos recém-nascidos, idosos e doentes crónicos», diz o organismo, em comunicado.

 

«Esta iniciativa pretende acautelar atempadamente uma série de dificuldades que o tempo frio, e o consequente aumento da procura, trazem aos serviços de saúde», adiantou Luís Cunha Ribeiro, presidente da ARSLVT na mesma nota informativa, citada pelo “DN”.

 

Foi nesta região do país que no final do ano passado e início deste mais se sentiram os efeitos do pico da gripe das temperaturas baixas. A situação tornou-se mediática quando as urgências do hospital Amadora-Sintra ficaram com longas horas de espera devido ao aumento da afluência de pessoas e a falta de médicos. Seguiram-se depois vários casos de mortes de doentes nas urgências de diversos hospitais do país, alegadamente sem terem recebido cuidados médicos por causa de longos tempos de espera.