Os 206 mil habitantes do concelho de Loures vão poder receber em casa medicamentos bem como outros produtos de farmácia. O novo serviço “Medicamentos Agora em Sua Casa” arranca no dia 12 de março, estando já a ser testado em fase de projeto-piloto, antes de ser alargado a todo o território nacional.
Num comunicado sobre do movimento “Loures Tem Mais saúde”, é informado que as farmácias vão disponibilizar um número telefónico gratuito, através do qual os cidadãos poderão fazer chegar os pedidos, durante todo o dia e 365 dias por ano. A central telefónica, com supervisão farmacêutica permanente, informará os utentes sobre quais as farmácias com os medicamentos ou outros produtos disponíveis no imediato. O utente poderá assim escolher a farmácia e decidir se prefere deslocar-se ou receber os produtos em casa, num prazo de duas horas. As entregas domiciliárias serão gratuitas nesta fase experimental do projeto.
O serviço “Medicamentos Agora em Sua Casa” estará habilitado a receber receitas médicas por SMS ou e-mail sempre que necessário.
O aconselhamento farmacêutico será assegurado à distância, em todos os pedidos, através de um contacto direto com os utentes. Os fármacos e outros produtos de saúde serão entregues ao domicílio em malas medicalizadas, com temperatura controlada. Com o objetivo de garantir as entregas em duas horas, o serviço terá uma frota de motorizadas, conduzidas por técnicos com formação específica. Prevê-se ainda que os utentes recebam uma chamada de seguimento, para aferir do sucesso das entregas, e poderão sempre contactar a farmácia que procedeu à dispensa, para esclarecimento de dúvidas.
A primeira experiência de entrega de medicamentos ao domicílio decorre em Bragança, desde setembro de 2017, com grande satisfação de doentes e profissionais de saúde. O SAFE Bragança destina-se apenas a urgências em serviço noturno. Loures vai beneficiar da primeira experiência em território urbano, com um conceito de serviço alargado.