“ASAP Challenge” vai juntar pela primeira vez estudantes universitários para discutir o acesso à inovação 345

A iniciativa inédita na área da saúde decorre nos dias 14 e 15 de abril e pretende encontrar soluções inovadoras para agilizar o acesso às tecnologias de saúde, na área da Oncologia.

“ASAP Challenge – Accelerate Science and Access for Patients in Oncology” é o nome do Hackathon que a MSD Portugal vai promover já no próximo dia 14 de abril. A iniciativa pretende juntar, pela primeira vez, estudantes universitários de diferentes áreas de conhecimento, para discutir os desafios do acesso à inovação e encontrar soluções disruptivas para agilizar o processo de decisão de financiamento de tecnologias de saúde, na área da Oncologia.

No quadro europeu, Portugal é dos países onde o acesso à inovação é mais demorado. O tempo de aprovação médio para novas soluções terapêuticas no SNS são 676 dias1 e a situação acentua-se na área da Oncologia, onde as terapêuticas demoram, em média, cerca 753 dias2 a ser aprovadas, um período superior à média da UE (545 dias2).

Considerando que a inovação em saúde é fundamental para salvar e melhorar a qualidade de vida dos doentes, o mote desta maratona criativa será desafiar os jovens estudantes a analisar o processo, a identificar fatores de constrangimento e a desenvolver soluções inovadoras que possam contribuir para um acesso a novas terapêuticas mais célere e equitativo.

Este Hackathon vai durar 24 horas, num formato virtual, e conta com equipas formadas por alunos de diferentes áreas de conhecimento: Medicina, Farmácia, Engenharias, Direito, Economia e Gestão. Os participantes fazem parte de Instituições de Ensino selecionadas de Lisboa, Porto, Coimbra e Minho.

Para analisar as propostas submetidas, o “ASAP Challenge” conta com um painel de jurados de reconhecida idoneidade, cuja experiência profissional permitirá promover um debate multidisciplinar: Professora Doutora Daniela Seixas, CEO da TonicApp, Doutor Francisco Ramos, Professor Associado Convidado do Departamento de Ciências Sociais em Saúde da ENSP-NOVA, Doutora Leonor Ribeiro, Médica Oncologista e Membro da Direção da Sociedade Portuguesa de Oncologia, Doutora Paula Martins de Jesus, Diretora Médica da MSD Portugal, Doutor Ricardo Baptista Leite, Deputado à Assembleia da República, Doutora Sara Cerdas, Deputada ao Parlamento Europeu, e Doutor Vítor Veloso, Médico Oncologista e Secretário-Geral da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC).

No decorrer do desafio, os estudantes serão acompanhados por profissionais de renome, que assumirão o papel de mentores em diferentes áreas de expertise:

• Avaliação e Acesso
• Oncologia
• Representantes de doentes
• Gestão da Saúde
• Legislação

Presente em Portugal há mais de 50 anos, a MSD assumiu, desde sempre, um compromisso com a inovação e a investigação para servir um único propósito: salvar e melhorar a vida em todo o mundo. O “ASAP Challenge” é mais uma iniciativa que reitera este compromisso e posiciona a MSD enquanto agente que pretende contribuir ativamente para a promoção da saúde em Portugal.