Associação de Farmácias de Portugal associa-se a Rede Solidária do Medicamento 750

Associação de Farmácias de Portugal associa-se a Rede Solidária do Medicamento

26 de janeiro de 2017

A Associação de Farmácias de Portugal (AFP) vai passar a integrar o Programa abem: Rede Solidária do Medicamento. O protocolo foi assinado, ontem à tarde, pela AFP e pela Associação Dignitude, promotora do Programa.

O Programa abem: Rede Solidária do Medicamento tem como missão garantir que todos os portugueses têm acesso, nas farmácias, aos medicamentos de que necessitam.

Manuela Pacheco, presidente da AFP, congratulou o programa da Associação Dignitude, acrescentado que foi criado «para minimizar um flagelo a que assistimos diariamente nas nossas farmácias: são muitos os portugueses que não têm dinheiro para pagar os medicamentos de que precisam».

«As farmácias são espaços fundamentais para a comunidade e para a promoção da saúde pública, uma vez que estão próximas dos cidadãos, por isso, é muito importante para nós, AFP, participarmos nesta iniciativa, pois partilhamos o grande objetivo de garantir que todos os portugueses tenham acesso, nas nossas farmácias, aos medicamentos de que necessitam», explicou Manuela Pacheco, citada num comunicado.

O presidente da Dignitude congratulou-se com mais esta união a um projeto «que sempre se quis inclusivo. Os programas em curso, e os que venham a ser desenvolvidos, terão tanto mais sucesso quanto maior for a nossa capacidade agregadora. Juntos podemos fazer mais e podemos fazer melhor», sublinhou Paulo Cleto Duarte.

O Programa abem: Rede Solidária do Medicamento, ainda em fase-piloto, agrega os esforços dos setores da saúde e social, e deverá estar presente em todos os distritos do país até ao final deste ano.