A Associação de Profissionais Licenciados de Optometria (APLO) é o novo membro da Agência Internacional para a Prevenção da Cegueira (IAPB). O anúncio foi feito por Peter Holland, CEO daquela instituição.
“Este é um momento de especial alegria e orgulho para os optometristas portugueses. É uma honra podermos a partir de agora integrar a IAPB”, refere Raúl de Sousa, optometrista e Presidente da APLO.
Em contagem decrescente para o do Dia Mundial da Visão, que se assinala a 14 de outubro, para o presidente da APLO, a mais recente conquista vem demonstrar o reconhecimento do valor, importância e contributo dos optometristas portugueses para a ciência e cuidados de saúde da visão em Portugal e no mundo.
“A excelência da Optometria portuguesa é uma vez mais reconhecida e chamada a prestar serviço em defesa da saúde da visão mundial. É mérito devido aos Optometrista portugueses pela forma como todos os dias colocam o seu conhecimento e trabalho ao serviço dos Portugueses e da sua missão de assegurar cuidados para a saúde da visão para todos, em qualquer lugar”, destaca ainda Raúl de Sousa.
Fundada a 10 de janeiro de 1975, a Agência Internacional para a Prevenção da Cegueira (IAPB) é uma aliança internacional, que atua em mais de 100 países e trabalha na promoção de a saúde ocular a nível mundial.
Em parceria, a APLO e a IAPB renovam o compromisso de desenvolver esforços para sensibilizar e captar a atenção da comunidade internacional, para os cuidados da visão.
“Trabalhamos juntos por um mundo em que todos tenham acesso com o melhor padrão possível de saúde ocular, onde ninguém sofra de deficiência visual evitável e onde aqueles com perda irreparável de visão alcançam todo o seu potencial”, frisa Peter Holland, CEO da IAPB.