Astellas anunciou novos dados que avaliam a utilização da enzalutamida 14 de Julho de 2015 A Astellas Pharma anunciou novos dados do ensaio clínico de fase II que avalia a utilização da enzalutamida enquanto agente único para o tratamento cancro da mama triplo-negativo (TNBC) avançado com recetor androgénico (AR) positivo, apresentados durante uma comunicação oral da Reunião Anual da Sociedade Americana de Oncologia Clínica (ASCO) – 2015, em Chicago.
O estudo alcançou o seu objetivo primário e o respetivo resumo foi selecionado para ser destacado nas próximas reuniões “Best of ASCO”, avançou a empresa em comunicado.
O ensaio clínico de fase II com braço único, aberto e multicêntrico envolveu 118 mulheres com TNBC avançado em duas etapas. O objetivo primário do ensaio era atingir uma taxa de sucesso clínico às 16 semanas (CBR16), definida como a proporção de mulheres com uma resposta completa (CR), resposta parcial (PR) ou doença estabilizada nas últimas 16 semanas.
Dois tipos de população foram avaliados neste ensaio clínico: a população de doentes avaliáveis tinham pelo menos 10% das células na amostra de tumor primário com resultado positivo para o AR e tiveram pelo menos uma avaliação de follow-up do tumor, enquanto que a população com intenção de tratamento (ITT) recebeu pelo menos uma dose de enzalutamida e o cancro da mama não apresentava coloração no ensaio imunohistoquímico para o AR. 75 doentes preencheram os critérios para inclusão na população de doentes avaliáveis e um total de 118 doentes foram incluídos na população com ITT. Não havia nenhum limite para o número de tratamentos anteriormente recebidos. |