Astellas e Medivation anunciam novos dados da enzalutamida 674

24 de Junho de 2015

A Astellas e a Medivation anunciaram novos dados do ensaio clínico de fase II STRIVE que compara enzalutamida com bicalutamida em doentes com cancro da próstata metastático e não metastático, cuja doença progrediu apesar do tratamento com o análogo LHRH ou após castração cirúrgica. Os dados foram apresentados no encontro anual da Associação Americana de Urologia. 

 

«Os resultados do STRIVE são de especial interesse para a comunidade médica na medida em que se trata do segundo ensaio clínico que compara a enzalutamida com a bicalutamida» comenta, em comunicado, Celestia S. Higano, investigadora deste ensaio clínico e professora na Universidade de Washington. «As análises do STRIVE estão em consonância com os dados anteriores do ensaio clínico TERRAIN, demonstrando que os doentes tratados com enzalutamida têm melhores resultados clínicos, comparativamente com a prática comum de adicionar a bicalutamida ao análogo LHRH», acrescentou.

 

O ensaio clínico STRIVE, de fase II, envolveu 396 doentes com cancro da próstata resistente à castração, dos Estados Unidos da América (257 doentes com cancro da próstata metastático e 139 com cancro da próstata não metastático que progrediu apesar do tratamento com o análogo LHRH ou após castração cirúrgica). Este ensaio clínico foi desenvolvido para avaliar enzalutamida numa dose de 160 mg em toma única diária versus bicalutamida numa dose de 50 mg tomados uma vez ao dia, sendo esta a dose aprovada em combinação com análogo LHRH.