AstraZeneca anuncia perda de 321 milhões no quarto trimestre 778

AstraZeneca anuncia perda de 321 milhões no quarto trimestre

11 de Fevereiro de 2015

A AstraZeneca divulgou a perda de 321 milhões de dólares no quarto trimestre de 2014, um valor inferior aos 524 milhões de dólares registados no período homólogo de 2013. As vendas diminuíram 2 por cento para 6,7 mil milhões de dólares, uma queda inferior aos 6,9 mil milhões de dólares, estimados pelos analistas.

De acordo com o “FirstWord”, a empresa farmacêutica revelou também que as vendas de Brillinta aumentaram 45 por cento, para 133 milhões de dólares, enquanto que as receitas provenientes dos tratamentos para a diabetes subiram 139%. Por outro lado, a receita do Nexium caiu 16 por cento, em relação ao mesmo período do ano passado, para 832 milhões, com as vendas do Crestor a caírem 5 por cento, para 1,4 mil milhões de dólares.

Em relação ao ano de 2014, a AstraZeneca realçou que a receita melhorou ligeiramente em 1 por cento para 26,1 mil milhões de dólares, enquanto que o lucro líquido caiu 15 por cento em relação a 2013, para 1,2 mil milhões de dólares. O CEO Pascal Soriot disse que «2014 foi um ano marcante para a a AstraZeneca. Alcançámos um recorde de seis aprovações de produtos e acelerámos o desenvolvimento do nosso portefólio nas principais áreas terapêuticas».

A AstraZeneca anunciou ainda um acordo para adquirir o negócio de medicamentos para doenças respiratórias da Actavis, nos EUA e no Canadá. A AstraZeneca referiu que a transação inclui os direitos das terapias para a doença pulmonar obstrutiva crónica, o Tudorza Pressair (aclidinium) e o Daliresp (roflumilaste).

«Com a absorção do Tudorza e do Daliresp, vamos beneficiar de um impulso imediato ao nível da receita no nosso maior mercado, fortalecendo ainda mais a nossa crescente franquia respiratória», disse o presidente da AstraZeneca nos EUA, Paul Hudson. Os dois medicamentos geraram uma receita combinada nos EUA de cerca de 230 milhões de dólares no ano passado.