AstraZeneca emite comunicado sobre vacinas encontradas em Itália 974

Depois das notícias que davam conta da descoberta de 29 milhões de doses de vacinas da AstraZeneca, numa fábrica, em Itália, o laboratório farmacêutico emitiu um comunicado.

A AstraZeneca afirma que tem 13 milhões de doses na fábrica da Catalent, que vão ser exportadas ao abrigo do programa Covax.

A farmacêutica acrescentou que as 16 milhões de doses remanescentes são para a Europa.

Contactado pela Bloomberg, Mario Gargiulo, presidente da área biológica na Europa da Catalent, afirmou que as vacinas são habitualmente enviadas para o centro de distribuição da AstraZeneca, na Bélgica.

A AstraZeneca não tem conseguido cumprir com o que está estipulado no contrato que acordou com Bruxelas no que toca à entrega das doses de vacinas.

O jornal italiano La Stampa avançou, esta quarta-feira, que as 29 milhões de doses estariam a ser preparadas para serem exportadas posteriormente para o Reino Unido. Esta quantidade de doses de vacinas é quase o dobro do que a União Europeia recebeu até ao momento da farmacêutica anglo-sueca.

Recorde-se que as vacinas foram encontradas durante uma inspeção a uma fábrica de produtos farmacêuticos, que pertence à empresa Catalent, localizada perto de Roma, onde estavam armazenadas 29 milhões de doses de vacinas contra a Covid-10 da AstraZeneca.