AstraZeneca rejeita última proposta da Pfizer
19-Maio-2014
A Pfizer ofereceu 85 mil milhões de euros pela britânica, que rejeitou a oferta dizendo que o valor é demasiado baixo e que a operação traria riscos para os acionistas e prejudicaria o desenvolvimento da Ciência.
A AstraZeneca rejeitou a proposta de compra de 69,4 mil milhões de libras (117 mil milhões de euros) da Pfizer, defendendo que esta é muito baixa e que não reflete o valor de medicamentos experimentais que a farmacêutica britânica tem em pipeline.
A Pfizer já tinha feito saber que esta seria a sua última proposta. A AstraZeneca afirmou ainda, em comunicado citado pela “Bloomberg”, que a proposta traria riscos para os acionistas e prejudicaria a ciência no Reino Unido, Suécia e Estados Unidos.
A Pfizer esperava que a AstraZeneca aceitasse a oferta de dinheiro e ações, que valoriza a britânica em 55 libras por título. A Pfizer tinha começado por oferecer 50 libras por ação quando lançou a oferta, a 2 de Maio.
A Pfizer já afirmou que esta seria a última proposta neste processo e que não avançaria para uma OPA hostil, tentando convencer diretamente os acionistas da AstraZeneca.
A Pfizer transferiria os seus escritórios para o Reino Unido caso a operação fosse bem-sucedida, para pagar menos impostos. Além disso, a farmacêutica queria ainda acrescentar novos medicamentos contra o cancro ao seu portefólio e conseguir sinergias através do corte de custos.
A proposta da Pfizer expira a 26 de Maio. As ações da AstraZeneca caíram mais de 13%.