Atendimento personalizado numa era de “self-service” 1466

As farmácias de hoje em dia já não são apenas locais de dispensa de medicamentos, mas sim espaços de saúde, surgindo por vezes como a primeira escolha do utente antes de uma visita ao médico, procurando na farmácia uma resposta rápida e eficaz, aumentado a nossa responsabilidade ao nivel do aconselhamento ou acompanhamento.

Estamos numa altura em que os utentes são cada vez mais informados e têm acesso a todo o tipo de informação pela internet, podendo até adquirir produtos on-line. Face às exigências do mercado, as farmácias devem ter a postura de inovar, afastando-se assim da velha imagem, com montras confusas, com excesso de informação, procurando uma imagem mais “clean” e apelativa.

Para podermos oferecer ao utente uma experiência única, devemos criar áreas definidas e identificadas mediante um sistema de segmentação de exposição, intuitivo e de fácil acessibilidade ao utente. Lineares organizados, não por marcas, mas por categoria tal como dermocosmética, nutrição, higiene oral, fazendo deste modo a distinção do espaço e dos próprios produtos por categorias e subcategorias, permitem ao utente facilmente encontrar os produtos e/ou serviços que necessita.

Apesar de construirmos um espaço onde é possível ao utente praticar o “self-service”, devemos sempre pro-activamente ir ao encontro do mesmo, no intuito de um melhor aconselhamento e esclarecimento, enaltecendo aqui o nosso papel num atendimento competente, especializado e personalizado.

A comunicação é um factor importante para uma relação win-win, e fazemo-lo através de mupis, folhetos, revistas, mas também através do facebook, ferramenta que se tem mostrado bastante útil  na captação de novos utentes, e onde podemos dar a conhecer  serviços, novos produtos, campanhas promocionais, ou até mesmo educar para a saúde. A criação de passatempos por meio da rede social, é um excelente exemplo de uma abordagem na aproximação ao utente, trazendo mais-valias para a farmácia.

O nosso objectivo é satisfazer as necessidades do utente superando as suas expectativas pois um utente satisfeito é um utente fidelizado.

Cátia Silva,
Técnica de Farmácia/
Responsável de Marketing & Comunicação na Farmácia Holon Campo Grande