A Atrys Health, S.A., empresa global de serviços de diagnóstico, tratamento médico, telemedicina e radioterapia, anuncia a aquisição de 100% da espanhola Bienzobas, numa altura em que completa uma ampliação de capital de 72 milhões de euros para impulsionar o seu crescimento.
Responsável pelo tratamento oncológico de mais de dois milhões de pessoas, com acordos com as principais seguradoras do país vizinho em assessoria onsológica, a Bienzobas é líder em Espanha e conta com uma crescente presença no México e também em território nacional. O Conselho de Administração da Atrys acordou a ampliação do capital a partir de contribuições em dinheiro e a exclusão do direito de subscrição preferencial.
Para Santiago de Torres, presidente da Atrys, “esta ampliação de capital destaca a atratividade” da empresa “depois do seu salto para o Mercado Principal e confirma o interesse quer de investidores nacionais como internacionais”. A Atrys solicitará a admissão da negociação das novas ações na Bolsa de Valores de Madrid, Barcelona, Bilbau e Valencia, assim como a sua inclusão no Sistema de Interconexión Bursátil Español (SIBE), estando previsto que as mesmas sejam admitidas a negociação a 15 de junho.
Numa vertente estratégica, a incorporação da Bienzobas permite à Atrys completar e consolidar um modelo de Oncologia 360, pudendo aumentar a sua oferta assistencial aos pacientes, seguradoras e grupos hospitalares, tornando-se assim num dos principais grupos de oncologia. A Bienzobas conta com mais de 70 médicos oncologistas, especialistas em radioterapia e em onco-hematologia, em mais de 40 hospitais e centros médicos.
A empresa desenvolveu a sua própria plataforma tecnológica orientada para a otimização da gestão de saúde, melhorando os cuidados personalizados a cada paciente. As novas tecnologias utilizadas pela empresa – como a Big Data, a Inteligência Artificial e a RPA (Automação Robótica de Processos) – permitem uma maior eficiência dos processos, a análise avançada de dados e a realização de simulações e previsões em tempo real.
Para Santiago de Torres, com esta operação a empresa converte-se “no primeiro grupo independente que oferece uma abordagem oncológica 360 e que conta com uma plataforma tecnológica baseada na inteligência artificial, aproximando a medicina de precisão aos pacientes”. “Reforçamos a nossa liderança incorporando uma equipa de gestão que reúne talento e amplia a experiência na atividade assistencial da Oncologia Médica”, diz.
O preço da aquisição ascende aos 76,3 milhões de euros (dos quais, aproximadamente, 72,1 milhões serão garantidos efetivamente e 4,27 milhões serão pagos em espécie, mediante a entrega de ações da Atrys). Adicionalmente, acordou-se o pagamento de um preço contingente (earn out) de aproximadamente 18,1 milhões de euros, sujeito ao nível de EBITDA que a Bienzobas alcance no exercício de 2022.