
O bastonário da Ordem dos Farmacêuticos (OF), Helder Mota Filipe, participou na sessão de abertura da 5th European Conference on Pharmaceutics, que reúne, entre ontem e hoje, no Porto cerca de 600 participantes, entre farmacêuticos, investigadores e profissionais ligados ao setor farmacêutico europeu.
Subordinado ao tema ‘Innovative dosage forms and advanced technologies for modern therapeutics’, o evento resulta de uma organização conjunta da International Society of Drug Delivery Sciences and Technology (APGI), International Association for Pharmaceutical Technology (APV) e Italian Society of Pharmaceutical Technology and Legislation and Related Disciplines (SITLEF).
Especialização essencial para a inovação
Na sua intervenção, o bastonário realçou, de acordo com o noticiado, hoje, no portal da OF, a evolução histórica da intervenção dos farmacêuticos, em especial na Farmácia Comunitária, hoje muito mais focada nos cuidados aos utentes do que na manipulação de medicamentos.
Helder Mota Filipe adiantou ainda que “atualmente, o setor enfrenta o desafio de desenvolver soluções terapêuticas personalizadas, impulsionado pela Medicina Personalizada, o que requer a atualização contínua dos profissionais”, por isso, do seu ponto de vista, “a especialização é essencial para inovação, qualidade e segurança dos medicamentos”.
A transição digital na saúde, com a criação do Espaço Europeu de Dados de Saúde, foi também enfatizada como uma ferramenta essencial para melhorar o acesso a cuidados personalizados e impulsionar a inovação. Neste sentido, o bastonário sublinhou que “tecnologias emergentes, como formulações farmacêuticas inovadoras, nanotecnologia, impressão 3D de medicamentos e inteligência artificial, estão a transformar o setor, oferecendo tratamentos mais eficazes, seguros e acessíveis”.