Austrália: Farmacêuticos poderão administrar todas as vacinas incluídas no Manual Australiano de Imunização 362

O governo da Austrália do Sul aprovou uma nova legislação que concede aos farmacêuticos a autoridade para administrar todas as vacinas incluídas no Manual Australiano de Imunização ou conforme determinado pelo Ministro da Saúde.

Com esta medida, os farmacêuticos deixam de estar sujeitos ao Código de Administração de Vacinas (VAC), permitindo-lhes determinar autonomamente a sua área de atuação em imunização. A decisão visa ampliar o acesso da população às vacinas.

A legislação simplifica ainda os processos administrativos para os farmacêuticos, passando a necessitar apenas do registo na Autoridade Reguladora de Farmácias da Austrália do Sul (PRASA) para operar, eliminando a exigência de registos duplicados em diferentes entidades.

Segundo anunciou a Ordem dos Farmacêuticos (OF), no seu portal, hoje, “a Sociedade Farmacêutica da Austrália (PSA) saudou a iniciativa e incentivou outros estados e territórios a adotarem regulamentações semelhantes, de modo a garantir uma abordagem uniforme à imunização em todo o país”.