A Sociedade Portuguesa de Farmacêuticos dos Cuidados de Saúde (SPFCS) promove, a 15 de julho, em Aveiro, um encontro com o objetivo de discutir o uso da Inteligência Artificial (IA) em cuidados farmacêuticos.
Em comunicado, a Sociedade explica que “o rumo à excelência para melhores cuidados de saúde implica um conhecimento profundo das principais temáticas da atualidade”, para promover o IV Encontro SPFCS “O que levamos para Marte”. Serão abordados os temas da Inteligência Artificial enquanto ferramenta de trabalho para os cuidados farmacêuticos e na construção de uma consulta de cuidados farmacêuticos.
De acordo com o programa provisório da iniciativa, o uso da IA em contexto farmacêutico será direcionado para o HIV/Sida, a Esclerose Múltipla e a Oncologia, com a WorldCafe a ser a metodologia utilizada para este fim.
No dia anterior (14), a SPFCS promove o IV Encontro Advanced Therapy Medicinal Products (ATMP), um evento coordenado cientificamente pelo João Gonçalves. “Os medicamentos de terapia avançada (MTA) têm registado um desenvolvimento progressivo e abrange um número cada vez mais crescente de patologias tratadas e de doentes beneficiados”, lê-se em comunicado.
Assim, os objetivos desta iniciativa passam por “contribuir, de forma assertiva, para a criação de competências farmacêuticas na área das terapias avançadas e para a preparação dos farmacêuticos para a gestão integrada dos MTA, com acrescento de segurança e qualidade”.
Saiba mais sobre o IV Encontro SPFCS aqui.