B. Braun lança livro para ajudar doentes ostomizados a ter uma alimentação mais saudável 212

A B. Braun vai lançar o livro “Alimentação Saudável para Ostomizados”, um guia com mais de 50 receitas adaptadas para os doentes ostomizados. Esta iniciativa surge no âmbito das comemorações do Dia Mundial do Doente, que se assinala a 11 de fevereiro, e tem como objetivo consciencializar e orientar os doentes ostomizados para uma alimentação mais variada, saudável e equilibrada.

A nutrição e alimentação adequadas desempenham um papel fundamental nos doentes ostomizados. “Pretende-se com este guia e com estas receitas, ajudar a generalidade dos doentes ostomizados a encontrar a resposta a algumas das suas dúvidas e dificuldades. Os efeitos dos alimentos no organismo variam de pessoa para pessoa pelo que, gradualmente, o próprio doente conseguirá compreender e gerir a sua própria alimentação, possibilitando-lhe obter menos efeitos indesejáveis. Importa cada doente estar atento aos sinais e sintomas e solicitar o apoio aos seus profissionais de saúde, sempre que necessário”, explica Tânia Furtado, a nutricionista que colaborou nesta iniciativa.

E acrescenta: “Pretende-se que a alimentação seja o mais variada, saudável e equilibrada possível, podendo ter de ser ajustada de acordo com a sintomatologia que o doente apresente. Este livro deve servir de orientação, para que o doente saiba exatamente que alimentos deve consumir nas primeiras semanas após a cirurgia e, no futuro, que alimentos deve preferir ou evitar, de acordo com o funcionamento do seu trânsito intestinal”.

O livro vai ser apresentado durante o Congresso Nacional de Estomaterapia, que se realizará nos dias 24 e 25 de fevereiro, em Peniche.

A ostomia é um orifício criado na parede abdominal, através de cirurgia, em que o intestino é trazido à pele. É através deste orifício, designado por estoma, que se dá a eliminação das fezes para o exterior, especificamente, para um dispositivo próprio (bolsa coletora), que é colado na pele, em redor do estoma.

Através da alimentação é possível otimizar o estado nutricional, prevenir e tratar défices nutricionais e facilitar a regularização do trânsito intestinal.