Balanço 2024 / Perspetivas 2025: Helder Mota Filipe, bastonário da Ordem dos Farmacêuticos 76

Helder Mota Filipe, bastonário da Ordem dos Farmacêuticos (OF) faz, ao NETFARMA, um balanço do ano que terminou e revela as perspetivas para 2025.

 

2024

“2024 foi um ano extremamente intenso para a Ordem dos Farmacêuticos e para o exercício da profissão farmacêutica no nosso país.

Internamente, teve como pontos altos a inauguração da nova sede da OF e a realização dos Congresso Nacional dos Farmacêuticos, que voltou a juntar presencialmente milhares de farmacêuticos para uma reflexão e debate sobre temas estratégicos para a profissão e para o sistema de saúde, que vão suportar a nossa ação e intervenção política na área da Saúde. Foram dois momentos particularmente relevantes e marcantes para a instituição. Temos agora um novo espaço, que é motivo de orgulho para todos os farmacêuticos e uma porta aberta para todas as suas iniciativas de âmbito profissional.

Muitas outras atividades foram desenvolvidas pelas diferentes estruturas e órgãos sociais da OF, algumas das quais com profundo impacto no exercício profissional dos farmacêuticos. Foi o primeiro de vigência do novo Estatuto da OF, com as alterações impostas à Ordens Profissionais, que nos obrigou a rever e adaptar todos os regulamentos internos da nossa Ordem.

Aprovámos novas normas de intervenção profissional. Novas competências farmacêuticas. Criámos a especialidade farmacêutica em Distribuição Farmacêutica, a única área do ciclo de vida do medicamento que ainda não tinha especialização. Alargámos a nossa intervenção na vacinação, na renovação da terapêutica crónica e em muitos outros serviços farmacêuticos. Em várias áreas profissionais.”

 

2025

“Várias outras iniciativas e projetos em curso vão seguramente ganhar nova dinâmica durante o ano que agora se inicia.

Para os primeiros dias do ano que agora inicia está prevista a generalização do serviço de dispensa de medicamentos hospitalares em proximidade. Um novo serviço farmacêutico que ganhou expressão durante a pandemia de COVID-19, altamente valorizado pelos nossos utentes, cuja ação foi determinante para a sua regulamentação e disponibilização generalizada a todos os portugueses, independente da região geográfica.

Nos primeiros dias do ano, mais de uma centena de farmacêuticos iniciam também a terceira edição do programa da Residência Farmacêutica nas unidades do Serviço Nacional de Saúde (SNS). A Residência Farmacêutica está hoje perfeitamente sedimentada como via preferencial de especialização dos farmacêuticos nas áreas da Farmácia Hospitalar, Análises Clínicas e Genética Humana. Há, contudo, ainda, um importante trabalho a desenvolver na valorização dos farmacêuticos residentes, na sua integração na Carreira Farmacêutica no SNS.

Temos um vasto trabalho para realizar na valorização dos farmacêuticos. De todas as áreas. Promovendo a sua qualificação, diferenciação e especialização.

O ano de 2025 inicia-se com a escolha dos novos órgãos sociais da Ordem do Farmacêuticos. O ato eleitoral vai decorrer entre 1 e 8 de fevereiro.

Será, portanto, um ano com novos dirigentes e representantes da profissão farmacêutica. São mais de 150 colegas disponíveis para os diferentes órgãos da Ordem dos Farmacêuticos, numa clara demonstração da mobilização, responsabilidade profissional e vontade dos farmacêuticos em fazerem mais e melhor pela profissão, pelo país e pelos portugueses.

Estou bastante otimista para o ano que agora inicia. Vamos seguramente continuar a desenvolver e promover a profissão no sistema de saúde.”