O “Barómetro de Impacto da COVID-19 no Marketing” foi criado pela APPM – Associação Portuguesa dos Profissionais de Marketing, precisamente para sentirmos o pulso da comunidade de profissionais de marketing. Não existem estudos ou planos que nos pudessem preparar para esta verdadeira revolução. Porque abrange toda a sociedade, num curto espaço de tempo e com efeitos mundiais. Ninguém conseguiria prever o que está a suceder.
Contudo, face à necessidade, a maioria das empresas souberam dar resposta e fazer em poucos dias o que tem sido quase impossível durante anos. Basta dizer que na segunda-vaga do Barómetro, 90% das empresas dos inquiridos vão poder funcionar em regime remoto ou misto.
Isto leva-nos a uma outra conclusão do estudo. Desde a primeira para a segunda vaga, podemos verificar que lhes foi solicitado que existisse uma certa contração da comunicação. A maior razão apontada deve-se ao receio de comunicar algo que neste momento pudesse ser mal interpretado pela sua comunidade. Contudo, quanto ao budget de marketing parece não existir grande impacto em termos evolutivos.
O que também este estudo nos identificou com alguma clareza, foi o que os marketers assinalavam como as suas maiores necessidades no que respeita a soluções. Como seria de imaginar, as soluções de tecnologia, e em especial o e-commerce, está no topo da lista.
Com este estudo, conseguimos encontrar necessidades e temas em que os nossos associados ou restantes profissionais de marketing consideram importantes. Com base nessa informação, a APPM já está neste momento a criar alguns meios para dar resposta a esta necessidade.
Rui Nunes
Diretor na APPM – Associação Portuguesa dos Profissionais de Marketing