Bastonário da OF fala de escusas de responsabilidade e de novos serviços farmacêuticos em audiência na Comissão de Saúde 125

A Ordem dos Farmacêuticos (OF) foi recebida esta manhã em audiência pela Comissão de Saúde da Assembleia da República, tendo esta sido a primeira audição da instituição no Parlamento na presente legislatura.

Helder Mota Filipe, bastonário da OF, segundo noticiado no site da OF, “apresentou as linhas de intervenção da OF ao longo do seu mandato, abordando também alguns dos principais desafios que atualmente se colocam ao sistema de saúde português e europeus, como são os casos do acesso à inovação terapêutica ou a escassez de medicamentos”.

O responsável aproveitou ainda a oportunidade para referir “as dificuldades reportadas por mais de duas centenas de farmacêuticos que trabalham em unidades de saúde do Serviço Nacional de Saúde (SNS), e que motivaram a apresentação de escusas de responsabilidade aos respetivos conselhos de administração”.

O bastonário abordou também os novos serviços farmacêuticos em farmácias comunitárias, como a dispensa de medicamentos hospitalares em proximidade, a renovação da terapêutica crónica e a campanha de vacinação sazonal, que constituem importantes mais-valias para os utentes e respondem a necessidades do sistema de saúde.

Da comitiva da OF, que participou na audiência, faziam ainda parte o presidente da Assembleia Geral, José Vieira Gavino, o membro da Direção Nacional, Rui Pinto, o secretário-geral da OF, Ricardo Santos, e aa secretária técnica dos Assuntos Profissionais, Diana Costa.

Envie este conteúdo a outra pessoa