Helder Mota Filipe acredita que dois dos mais importantes desafios dos farmacêuticos, Dispensa em Proximidade e Renovação da Terapêutica, vão avançar “nos próximos meses”.
Em entrevista à Farmácia Distribuição e ao Netfarma, garantiu sobre a Dispensa em Proximidade que a situação não depende já da Ordem, que está a tratar exclusivamente dos aspetos técnicos e procura garantir a boa prática farmacêutica.
No entanto, estando a medida no Orçamento do Estado 2023, Helder Mota Filipe acredita não fazer sentido que a medida não seja aplicada brevemente: “Não há razões para que não fique resolvido em breve”.
Acerca da Renovação da Terapêutica, diz estar na esfera e na “responsabilidade” do CEO do SNS, Fernando Araújo, tendo já existido uma reunião recentemente da qual o bastonário acredita concluir-se que a situação será também “implementada nos próximos meses”.
Na mesma conversa, o Bastonário da Ordem dos Farmacêuticos (BOF) afirmou que vivemos “tempos de desconsideração para todas as Ordens”, devido à nova lei-quadro para as associações públicas profissionais, que quer, segundo Helder Mota Filipe, “tirar às ordens a sua essência”. Num processo que considera que se “tem tornado cada vez mais negativo”, o BOF considera que “será difícil gerir a situação ou até mesmo voltar atrás”, manifestando pouca esperança num desfecho positivo.
Estes e outros assuntos, incluindo um folheto de campanha que está sempre em cima da secretária do Bastonário à espera de mais um visto, estarão em breve disponíveis na integra no Netfarma, numa entrevista conduzida por Paulo Silva, diretor da Farmácia Distribuição.