O bastonário da Ordem dos Farmacêuticos (OF), Helder Mota Filipe, irá na manhã da próxima terça-feira visitar o Hospital Garcia de Orta, em Almada. O representante dos farmacêuticos estará na unidade hospitalar pelas 9:30 e será recebido pelo diretor clínico do hospital, Nuno Marques.
Segundo nota da OF, a visita, que incluirá contactos com a equipa de farmacêuticos e demais profissionais do Garcia de Orta, tem ainda como objetivo identificar e analisar os desafios que enfrenta a farmácia hospitalar.
A Ordem refere que tem vindo a dar conta da falta de recursos humanos farmacêuticos nos hospitais do SNS, situação que “esperava poder inverter-se com a publicação da carreira farmacêutica no SNS. Atrasos sucessivos na sua regulamentação têm impedido a renovação do quatro geracional de farmacêuticos a trabalhar nos hospitais portugueses”.
“Quero agora acreditar que estão reunidas as condições para o SNS começar a receber farmacêuticos residentes e depois integrá-los numa carreira que espera por eles há quase cinco anos”, recorda Hélder Mota Filipe, que vai tentar perceber o real impacto do recente ataque informático ao hospital nas atividades que são desenvolvidas nos Serviços Farmacêuticos, desde a gestão do medicamento hospitalar às atividades clínicas junto dos utentes. “O acesso aos dados de saúde dos utentes é fundamental para prestação de cuidados de forma segura”, garante o responsável.
“Todos os farmacêuticos que trabalham nas áreas assistenciais devem poder aceder aos registos de saúde eletrónica dos seus utentes, mediante o seu consentimento, e assim garantir a qualidade e a segurança dos cuidados que lhes são prestados”, diz ainda.