31-Mar-2014
A Baxter pretende dividir-se em duas companhias, sendo que uma ficará focada no desenvolvimento e comercialização de biofármacos e a outra em produtos médicos.
«A Baxter conta com uma longa história de spin-offs de sucesso e continuamos a avaliar a separação destes dois negócios em resposta à dinâmica de negócios divergentes e às alterações rápidas dos macroambientes», comentou o CEO Robert L. Parkinson, citado pelo “Firstword”.
O negócio biofarmacêutico da Baxter gerou, em 2013, vendas de aproximadamente 6 mil milhões de dólares, enquanto que a unidade de produtos médicos foi impulsionada no ano passado com a aquisição da Gambro (3,9 mil milhões de dólares) e registou mais de 9 mil milhões de dólares em vendas. A companhia estima um potencial de mercado, em 2017, de 65 mil milhões de dólares para a unidade biofarmacêutica e 50 mil milhões de dólares para a divisão de produtos médicos. Parkinson assinalou que a separação vai «aumentar as perspetivas de crescimento nos mercados maduros e emergentes».
Segundo a Baxter, Parkinson assumirá o cargo de CEO da companhia de produtos médicos, que ficará com o nome atual da empresa. Ludwig N. Hantson, presidente da área de biociências, será o CEO da nova companhia biofarmacêutica, cujo nome será conhecido mais tarde. Baxter indicou que as sedes de ambas as empresas permanecerão em Illinois.
A companhia indicou que esta transação deverá estar concluída em meados de 2015.