Bayer e Aignostics colaboram na próxima geração de oncologia de precisão 365

A Bayer e a Aignostics GmbH anunciaram uma colaboração estratégica em diversas abordagens baseadas em inteligência artificial (IA) com aplicações em investigação e desenvolvimento de medicamentos de oncologia de precisão. A Aignostics é uma spin-off de um hospital de renome mundial, o Charité-Universitätsmedizin Berlin, e líder mundial na utilização da patologia computacional para transformar dados biomédicos complexos em conhecimentos biológicos.

Os parceiros irão co-criar uma plataforma de identificação de novos alvos que utiliza a tecnologia e as coortes de doentes multimodais da Aignostics e a profunda experiência da Bayer na descoberta e desenvolvimento de novas terapêuticas oncológicas. Além disso, a colaboração incluirá o desenvolvimento de algoritmos de patologia computacional alimentados por IA e aprendizagem automática (machine learning, ML) que ligam dados patológicos basais, tais como perfis moleculares de tumores, a dados clínicos, como por exemplo resultados de doentes, para permitir uma melhor identificação, estratificação e seleção de doentes para ensaios clínicos.

O objetivo da colaboração de investigação plurianual é identificar novos alvos de cancro com uma forte ligação à doença através de modelos de IA aplicados a dados multimodais de doentes e acelerar o desenvolvimento clínico de programas de oncologia. Esta abordagem tem o potencial de visar alguns dos desafios atualmente enfrentados na descoberta de alvos e na heterogeneidade de doenças.

“A obtenção de conhecimentos sobre a biologia das doenças humanas — por meio da descoberta de alvos com uma forte relação com a doença através da integração de inteligência artificial, aprendizagem automática e patologia multimodal no desenvolvimento de medicamentos de precisão — tem um enorme potencial para a nossa estratégia de inovação em I&D”, afirmou Christian Rommel, membro do Comité Executivo da Divisão Farmacêutica da Bayer e Diretora de Investigação e Desenvolvimento.

E acrescentou: “Reunir o conhecimento técnico da Aignostics e o seu acesso a grandes conjuntos de dados de doentes com a experiência da Bayer em investigação e desenvolvimento do cancro permitirá descobertas e um desenvolvimento clínico mais rápido, ajudando a fornecer aos doentes com cancro medicamentos com maior impacto.”

A colaboração aproveitará a tecnologia da Aignostics, bem como o respetivo acesso a conjuntos de dados clínicos longitudinais e multimodais em coortes de doentes bem caracterizadas, para descobrir novos alvos oncológicos para indicações com grandes necessidades médicas não atendidas. Nos termos do acordo, as empresas colaborarão em múltiplos programas de descoberta e iniciarão, pelo menos, dois programas de identificação de alvos.

“A inovação na Aignostics foi sempre alimentada pela estreita colaboração com médicos e empresas biofarmacêuticas. Com esta parceria, estamos entusiasmados por levar essa abordagem para o próximo nível. A fusão da nossa tecnologia e dos nossos dados multimodais com a vasta experiência da Bayer na descoberta de medicamentos e no desenvolvimento clínico tem o potencial de gerar melhores medicamentos para doentes com grandes necessidades não atendidas em menos tempo. Juntamente com a Bayer, estamos entusiasmados por transformar o imenso potencial da IA numa realidade para a saúde”, afirmou Viktor Matyas, CEO da Aignostics GmbH.

A Aignostics receberá um pagamento adiantado e será elegível para receber pagamentos por marcos atingidos baseados no sucesso e royalties sobre quaisquer terapêuticas comercializadas que resultem da colaboração