BebéVida volta a conquistar o Estatuto INOVADORA COTEC 169

A BebéVida, banco de tecidos e células estaminais português, acaba de receber, pelo segundo ano consecutivo, o Estatuto INOVADORA COTEC 2022. Esta distinção reconhece empresas com boas perspetivas de concretizar o seu potencial de inovação em crescimento rentável e robustez financeira.

Nos últimos anos, a BebéVida tem-se destacado pelo investimento no desenvolvimento de metodologias de processamento de tecido do cordão umbilical que permitam melhorar o protocolo de isolamento das células mesenquimais do tecido do cordão. Além desta melhoria e inovação relativamente a protocolos e procedimentos de processamento, o laboratório tem desenvolvido uma intensa atividade de investigação e desenvolvimento.

“Promovemos o investimento na área da aplicação terapêutica dos produtos biológicos que atualmente criopreservamos – sangue do cordão e tecido do cordão –, e temos como objetivo para os próximos anos investir cerca de 10% dos nossos resultados em investigação, aplicada nomeadamente na utilização das células estaminais hematopoiéticas e mesenquimais no tratamento de diversas patologias”, explica Luís Melo, administrador da BebéVida.

Um dos focos do laboratório, prestes a completar 18 anos de existência no mercado português, passa por contribuir para a investigação através de uma participação ativa ou do financiamento de projetos dessa natureza. “Uma das nossas áreas de atividade é ser service provider de empresas da área da biotecnologia para desenvolvimento de produtos de base celular para tratamentos de patologias diversas”, acrescenta Luís Melo.

Em colaboração com a Unidade de Bioquímica do Departamento de Biomedicina da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto e com a Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico do Porto, a Unidade de Investigação, Desenvolvimento e Inovação da BebéVida tem aprofundado o estudo do comportamento e da utilização das células estaminais mesenquimais no tratamento de algumas patologias com uma componente oncológica e metabólica.

O Estatuto INOVADORA COTEC é um selo de reputação que atesta a inovação das empresas e as ajuda a verem reconhecidos os seus ativos intangíveis, permitindo-lhes acederem a uma rede de parceiros que valoriza esta distinção. Nesta segunda edição, a COTEC distinguiu 650 empresas dos mais diversos setores de atividade.

Com o apoio de parceiros do setor financeiro, a COTEC, Associação Empresarial para a Inovação, lançou em 2021 o Estatuto Inovadora COTEC, um reconhecimento público das empresas portuguesas que, pelo seu desempenho em inovação, constituam exemplos de criação de valor para o país. Cria assim melhores condições de financiamento destas companhias junto das entidades financeiras parceiras.

Criada em 2003, a COTEC Portugal, organização sem fins lucrativos, é a principal associação empresarial portuguesa que tem como missão promover o aumento da competitividade entre as empresas em Portugal. Para o fazer, aposta no desenvolvimento e na difusão de uma cultura e prática de inovação, bem como do conhecimento já presente no país.