BIAL lança ELEBRATO ELLIPTA 5922

A BIAL em parceria com a GSK – GlaxoSmithKline, acabam de lançar o ELEBRATO ELLIPTA, um novo medicamento para doentes com Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC).

A DPOC é uma doença respiratória crónica, que se caracteriza por sintomas respiratórios, como a falta de ar/dispneia, tosse, pieira e aumento da produção de expetoração. Caracteriza-se também por obstrução persistente das vias aéreas e/ou alterações ao nível dos alvéolos, normalmente causadas por exposição a partículas nocivas e gases.

O ELEBRATO ELLIPTA está indicado no tratamento de manutenção em doentes adultos com DPOC moderada a grave, que não estejam adequadamente tratados com uma associação de um corticosteroide para inalação e um agonista beta-2 de longa duração de ação ou uma associação de um agonista beta-2 de longa duração de ação e um antagonista muscarínico de longa duração de ação.

A terapêutica tripla do ELEBRATO ELLIPTA é composta por uma associação de dose fixa de um corticosteroide sintético para inalação (furoato de fluticasona), um antagonista dos recetores muscarínicos de longa duração (brometo de umeclidínio) e um agonista beta-2 adrenérgico de longa duração de ação (vilanterol).

O efeito terapêutico da associação é conseguido pela ação local anti-inflamatória do corticosteroide, potenciada pela broncodilatação provocada pelo brometo umeclidínio e pelo vilanterol.

A indicação de ELEBRATO ELLIPTA foi conseguida pelos resultados alcançados no estudo IMPACT (InforMing the PAthway of COPD Treatment), que envolveu 10.355 doentes e que comparou diretamente três associações utilizadas na prática clínica utilizando o mesmo inalador.

O ELEBRATO ELLIPTA é um medicamento promovido sob licença da GSK – GlaxoSmithKline e que foi desenvolvido em colaboração com a Innoviva, Inc.