Bial recebe 60 milhões de euros do Banco Europeu de Investimento 22 de Setembro de 2015 A Bial conquistou um financiamento de 60 milhões de euros, junto do Banco Europeu de Investimento (BEI), para projetos de investigação e desenvolvimento.
O empréstimo, que partiu de um pedido de 45 milhões de euros, foi aprovado em julho e corresponde a cerca de 50% do investimento previsto pela empresa farmacêutica portuguesa para o triénio 2015-2017.
«Inicialmente tínhamos proposto um financiamento de 45 milhões de euros, mas o que ficou acordado, até por sugestão do BEI, foram 60 milhões de euros», disse José Redondo, administrador financeiro do laboratório, ao “Diário Económico”.
Mas há outras razões de satisfação para a Bial, já que a negociação com o BEI permitiu ainda rever o prazo de concretização do investimento que passou de dez para 12 anos, adaptando-se aos ciclos de investimento da Indústria Farmacêutica, mais longos do que nas indústrias tradicionais.
O contrato de financiamento do BEI à Bial deverá ser assinado em outubro e as verbas «serão entregues em tranches, de acordo com as necessidades», durante os próximos dois anos.
Em causa está o projeto de I&D nas áreas de hipertensão arterial pulmonar e insuficiência cardíaca, bem como projetos na área da dor e da inflamação, todos eles ainda em fase I de investigação.
|