bioMérieux lança teste específico para diagnosticar o SARS-CoV-2 1094

• ARGENE SARS-CoV-2 R-GENE é o nome do teste agora disponibilizado, que apresenta alvos genéticos específicos e um sistema de verificação da amostra que aumenta a fiabilidade dos resultados

• Cumpre as diretrizes do Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC) para diagnóstico do SARS-CoV-2 e é compatível com a maioria dos modelos e marcas de sistemas de extração e amplificação existentes.

• Para além deste teste, a bioMerieux apresentará nas próximas semanas um outro teste específico para o SARS-CoV-2, totalmente automatizado, baseado na tecnologia Biofire FilmArray, que permite obter resultados em, aproximadamente, 1 hora.

• Estes lançamentos reforçam o compromisso da empresa para com as Infecções Respiratórias, juntando-se aos actuais paineis Biofire FilmArray de Vírus Respiratórios e Biofire FilmArray Pneumonia

A bioMérieux, empresa líder em soluções de diagnóstico in vitro para melhorar a saúde pública, acaba de lançar o teste ARGENE SARS-CoV-2 R-GENE para a deteção do vírus SARS-CoV-2, que causa a doença COVID-19. Trata-se de uma ferramenta desenvolvida especificamente para detetar a presença deste vírus, seguindo os alvos recomendados (gen N, gen E e gen RdRp) pelo Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC).

Este teste é compatível com vários modelos e marcas de sistemas de extração e amplificação, permitindo detetar secções específicas do genoma do novo coronavírus.

“Os alvos específicos do novo teste permitem obter uma maior fiabilidade do resultado, já que são evitados os falsos negativos no caso de existir uma mutação do vírus”, explicou Eleonora Bunsow, Medical Advisor da bioMérieux Iberia. “Trata-se de um dispositivo compatível com diferentes tecnologias tanto na extração como na própria PCR”, acrescentou.

ARGENE SARS-CoV-2 R-GENE conta com um sistema de verificação (controlo celular) que permite controlar e assegurar a correta recolha da amostra. “Isto permite-nos verificar que a amostra foi corretamente recolhida, conferindo grande fiabilidade ao diagnóstico”, explica.

Esta tecnologia permite realizar análises a cerca de 100 amostras em simultâneo, e obter um resultado nas 4 horas seguintes.
A bioMérieux terá também disponível um teste específico para SARS-CoV-2 na sua tecnologia BIOFIRE FILMARRAY. Este tipo de teste, de grande facilidade de utilização, permite a obtenção de resultados em cerca de 1 hora. O teste está a ser desenvolvido em parceria com o Departamento de Defesa dos Estados Unidos da América.

“A bioMérieux é pioneira no desenvolvimento de testes de diagnóstico para doenças respiratórias, testes para vírus respiratórios como Biofire FilmArray e Biofire FilmArray Pneumonia, usados já por diversas unidades de saúde portuguesas durante este período de emergência”, comenta a Dra. Bunsow.

A bioMérieux está ainda a trabalhar para incorporar no atual painel de Vírus Respiratórios (RP2+), que dispõe, à data, de 22 agentes patogénicos respiratórios, o novo teste SARS-CoV-2, que permitirá obter todos os resultados em aproximadamente 45 minutos.
“Estamos conscientes do problema de saúde pública decorrente da propagação do SARS-CoV-2 e queremos dar o nosso contributo através do que de melhor sabemos fazer: desenvolver soluções inovadoras que ajudem os profissionais de saúde a tomar as melhores decisões”, referiu Yasha Mitrotti, vice-presidente da EMEA & Global Commercial Performance da bioMérieux. “Sentimo-nos muito orgulhosos por podermos colocar a nossa experiência e conhecimento ao serviço dos sistemas de saúde”, concluiu.

Sobre a bioMérieux
Fundada em 1963, a bioMérieux é uma empresa líder mundial no diagnóstico in vitro e está presente em mais de 150 países, através de 42 filiais e uma grande rede de distribuidores. A bioMérieux disponibiliza soluções de diagnóstico (sistemas, reagentes, software) que determinam a origem e nível de contaminação das doenças. Os seus produtos são usados para diagnosticar doenças infeciosas e detetar microrganismos em produtos agroalimentares, farmacêuticos e cosméticos, por forma a melhorar a saúde pública e garantir a segurança dos consumidores.