Bionova Capital investe na Vaxdyn para desenvolver uma nova vacina contra bactérias resistentes a antibióticos 733

A Bionova Capital anunciou um novo investimento de 300 mil euros na Vaxdyn, empresa de biotecnologia sediada em Espanha, estando atualmente a desenvolver uma nova vacina para prevenir infeções potencialmente fatais, como a pneumonia, causadas por bactérias resistentes a antibióticos.

De acordo com o comunicado da empresa, esta vacina poderá proteger contra infeções causadas por três espécies bacterianas que foram recentemente classificadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como sendo as mais perigosas para a saúde humana: Acinetobacter baumannii, Klebsiella pneumoniae e Pseudomonas aeruginosa.

“Estamos determinados em desenvolver uma nova vacina que previna as perigosas infeções causadas por superbactérias, permitindo uma proteção segura e eficaz contra as mesmas”, disse Juanjo Infante, CEO da Vaxdyn. “Damos as boas-vindas à Bionova Capital enquanto investidor e acionista da nossa empresa. A extensa experiência que a Bionova Capital tem no investimento e acompanhamento de startups da área da saúde por toda a Europa, torna-os o parceiro ideal no desenvolvimento desta nova vacina crítica no combate global às superbactérias”, acrescentou.

A Bionova Capital investiu na Vaxdyn, juntamente com a CARB-X, um consórcio de 500 milhões de dólares financiado pela Fundação Bill & Melinda Gates, a Autoridade Biomédica de Investigação e Desenvolvimento Avançado dos E.U.A. (BARDA, na sigla em inglês), a Fundação Britânica Wellcome Trust, entre outros. A CARB-X vai apoiar a Vaxdyn com um financiamento não dilutivo até 7,3 milhões de dólares, o que juntamente com o investimento da Bionova Capital e de outros, permitirá à Vaxdyn completar o desenvolvimento pré-clínico desta vacina e realizar os primeiros estudos em humanos. Os outros investidores na Vaxdyn são os Laboratórios Reig Jofré (empresa farmacêutica cotada na Bolsa de Valores de Madrid), o Grupo Arquimea (grupo tecnológico internacional), e Mind the Gap (um veículo de investimento liderado pela Fundação Botín, criada em 1964 pelos fundadores do Banco Santander).

“A atual pandemia COVID-19 mostrou que o investimento para prevenir crises de saúde pública tem de ser feito com muita antecedência, e neste momento as bactérias resistentes a antibióticos já são uma das principais causas de morte por todo o mundo”, disse Peter Villax, Chairman da Bionova Capital. “Esta vacina, se for bem sucedida, será uma das principais armas contra a pneumonia bacteriana”.

“Ficámos impressionados com os resultados científicos que esta empresa nos apresentou, mostrando que esta vacina pode ser uma importante solução para a atual crise de saúde pública provocada pelas superbactérias”, disse Ricardo Perdigão Henriques, CEO, Bionova Capital. “A Vaxdyn é o nosso segundo investimento em biotecnologia e a sexta empresa do nosso portefólio. E dada a elevada qualidade da investigação científica por toda a Europa, certamente outros novos investimentos se seguirão”.