Bluepharma lança nova edição das “Farmacopeias Portuguesas” 345

Bluepharma lança nova edição das “Farmacopeias Portuguesas”

17 de Dezembro de 2015

A Bluepharma vai lançar amanhã, dia 18 de dezembro, a edição fac-similada da obra Codigo Pharmaceutico Lusitano, ou Tratado de Pharmaconomia. O evento tem lugar, pelas 17 horas, no Piso Nobre da Biblioteca Joanina, em Coimbra.

«Com a progressiva cientificação introduzida no processo de produção de medicamentos verificou-se uma preocupação crescente pela edição de uma nova farmacopeia ou pela atualização da Pharmacopeia Geral, editada há quatro décadas», explicou, em comunicado, Paulo Barradas Rebelo, presidente da Bluepharma.

O Codigo Pharmaceutico Lusitano, escrito por Agostinho Albano da Silveira Pinto, editado pela primeira vez em Coimbra, tornou-se a farmacopeia oficial portuguesa a 6 de outubro 1835. «É notório o rigor, a qualidade e a exigência que o seu autor lhe imprimiu», comenta.

«A Bluepharma continua a reger-se pela importância destes valores e esperamos continuar a contribuir para a preservação deste património de elevado valor histórico e a dignificar a profissão farmacêutica», conclui.

O Codigo Pharmaceutico Lusitano é a segunda farmacopeia de uma coleção de 10, que a Bluepharma se propôs editar em parceria com a Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra e com a Imprensa da Universidade de Coimbra.

A apresentação da nova farmacopeia vai ser feita por João Rui Pita, professor da Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra, e conta com a presença de Paulo Barradas Rebelo, a representar a Bluepharma, João Gabriel Silva, reitor da Universidade de Coimbra, José Augusto Bernardes, diretor da Biblioteca Geral, e Delfim Ferreira Leão, diretor da Imprensa da Universidade de Coimbra.