BodyConcept celebra 15 anos e lidera em 2021 429

No ano em que o GrupoConcept, e a sua marca BodyConcept, assinalam 15 anos, os seus administradores e fundadores recordam alguns momentos que marcaram o percurso da marca, destacando o contínuo crescimento que tornou esta rede de clínicas de estética, líder do seu setor em Portugal.

A BodyConcept nasceu do desejo de criar uma nova forma de olhar para os cuidados de saúde e beleza na área da estética em Portugal, através de um conceito assente numa rede de franchising. Tendo por base valores de bem-estar, inovação e desenvolvimento pessoal, as clínicas da marca pretendem tornar os tratamentos de estética parte integrante de um estilo de vida saudável que contribui para o bem-estar físico e psicológico das clientes.

Com o passar dos anos muita coisa mudou, mas “o balanço é francamente positivo.” Num momento de retrospetiva, Susana Martins, sócia-fundadora, administradora responsável pela área de Expansão e Franchising, destaca a evolução do GrupoConcept e da BodyConcept ao longo dos anos: “Há 15 anos atrás possuíamos uma clínica e o sonho de criar uma rede que um dia conquistasse o país. Atualmente, o GrupoConcept é líder de mercado com mais de 100 clínicas em Portugal e 170 no mundo e a BodyConcept líder de mercado em Portugal com mais de 45 clínicas. A conquista da Polónia abriu-nos portas para o mundo e trouxe-nos, sem dúvida, objetivos de expansão internacional.”

Vencendo o Prémio “Escolha do Consumidor” pelo 4º ano consecutivo, em 2021, com a BodyConcept na categoria Clínicas de Estética, Sandra Domingues, Diretora de Marketing do GrupoConcept, corrobora a liderança e os valores da marca: “Somos a maior rede de clínicas de bem-estar e estética do país e mantemos o nosso posicionamento como marca top of mind. Cada vez mais temos tido uma preocupação constante em apoiar não só as clientes, mas outras instituições e empresas.”

Movidos pela noção de responsabilidade social corporativa, o Grupo e a BodyConcept têm vindo a apoiar instituições como Ajuda de Mãe, SOS Covid, sobreviventes do incêndio de Pedrogão Grande, através de recolha de bens de primeira necessidade e, mais recentemente, em contexto de pandemia, todos os profissionais de Saúde, através da oferta de massagens personalizadas.

Para comemorar este aniversário simbólico e marcante, a BodyConcept iniciou uma série de ações digitais com várias influencers e figuras públicas, em formato giveaway, que visam premiar todos os participantes, eventos online, como beauty talks, nas redes sociais com amigas da marca e uma campanha com desconto em serviços das clínicas.

Sandra Castanheira, sócia-fundadora e administradora responsável pela área de Marketing e Operacional, destaca como um dos momentos mais marcantes dos últimos 15 anos, a opção de começar a trabalhar com representantes institucionais da marca: “Há 12 anos que começámos a trabalhar com figuras públicas e micro e macro influencers, que se enquadrassem nos valores da BodyConcept. Esta estratégia foi um ponto de viragem no nosso marketing e foi pensada, não só para incrementar a notoriedade da marca, chegando a mais clientes, como também como forma de poder mostrar o que é uma experiência BodyConcept. Definimos duas abordagens táticas, uma a longo prazo e em constante desenvolvimento: protocolos com influencers estratégicos durante um determinado período de tempo, e com possibilidade de renovação, e uma a curto prazo, com embaixadores que têm normalmente uma visibilidade mais elevada e presença em todos os materiais de comunicação da marca e são escolhidas apenas para período específico.”

Ao longo de 15 anos muitas foram as embaixadoras BodyConcept que deram cara pela marca. “Já trabalhámos com a Liliana Campos, Oceana Basílio, Bárbara Norton de Matos, Ana Rita Clara, Sofia Ribeiro, Núria e Dália Madruga que ao terem uma exposição mediática maior, impactam um número de pessoas saliente dentro do target definido pela BodyConcept – mães e mulheres que se preocupam com o seu bem-estar e que incluem o seu cuidado num dia-a-dia preenchido. São mulheres reais que transmitem preocupações e desafios reais”, revela.

A partir de maio, a BodyConcept começou a transmitir lives no Instagram, através da rúbrica “Metades da Laranja”, num formato descontraído, em conversa com amigas da marca, que fazem tratamentos nas clínicas e se preocupam com o seu bem-estar físico e psicológico em diferentes perspetivas.

Assente numa estratégia de proximidade e ação, a interação foi criada com o intuito de partilha de experiências das amigas da marca com a BodyConcept e também de inclusão de perguntas de seguidores, de forma a esclarecer dúvidas sobre os tratamentos. Este tem sido um conceito basilar da marca ao longo dos anos: explicar, ensinar e disponibilizar informação para tornar as escolhas de tratamentos mais conscientes e personalizadas, conforme as necessidades das clientes.

A criação de uma linha exclusiva de produtos de corpo e rosto foi também um momento determinante de mudança e acrescento de valor para o GrupoConcept. A Concept+ nasceu em 2017 a pensar nas necessidades das clientes, tendo por objetivo complementar os tratamentos corporais e faciais efetuados nas clínicas.

“Quisemos disponibilizar uma solução completa e única, para que todos pudessem continuar a cuidar de si, com a máxima qualidade, mesmo fora das nossas clínicas. Esta gama de produtos tem por isso uma abrangência 360º permitindo que esta oferta tão completa, apresente soluções para uma variedade de problemáticas e desafios muito vasta”, explica Sandra Castanheira.

A administradora acrescenta ainda a importância da sustentabilidade dos produtos: “não podíamos esquecer a preocupação com a saúde, bem-estar das clientes e com o meio ambiente, pelo que o recurso a ingredientes não testados em animais era para nós uma prioridade”.

Atualmente a BodyConcept conta com presença de 45 clínicas em Portugal, e em mercados internacionais, e ainda com a promessa de aumentar estes números no decorrer de 2021. “Terminámos o ano de 2020 com indicadores positivos e planeamos abrir mais 12 clínicas BodyConcept e DepilConcept até ao final do ano, em Portugal. O apoio constante e de qualidade ao franchisado é um dos objetivos mais importantes dos departamentos de Expansão e Operacional, para que cada clínica aberta seja um sucesso”, afirma Susana Martins.

“Este ano a BodyConcept conseguiu manter resultados de sucesso com valores acima da média”, explicou Alexandre Lourenço, sócio fundador e administrador responsável pela área Financeira. O florescimento da marca é sustentado, acima de tudo, por valores de ética e profissionalismo e foco num atendimento de qualidade e personalização, como comprovam as mais de 450.000 clientes que passaram pelas clínicas BodyConcept nestes últimos anos.

“Os resultados têm sido de crescimento constante, sendo que apesar dos constrangimentos auferidos pela pandemia, a marca e as clínicas continuam a prosperar com reflexo na abertura de novas clínicas de norte a sul do país”, acrescenta.

De janeiro a abril de 2021, a marca registou um crescimento de 14% face ao período homólogo de 2020. O mês de abril foi o melhor mês de vendas na história da BodyConcept. Face a 2019, o crescimento só do mês de abril foi de 34%. As perspetivas são de continuação de crescimento económico no decorrer do segundo semestre do ano.

A nível de recursos humanos a BodyConcept tem também vindo a multiplicar-se. A empresa, que começou apenas com 4 pessoas, tem agora mais de 300 colaboradores e, fruto de investimento em capital humano, apresenta indicadores de aumento até ao final de 2021, estando prevista a entrada de 70 pessoas no GrupoConcept até ao final do ano.

O QUE TORNA A BODYCONCEPT UMA MARCA DE ESTÉTICA ÚNICA?

Todas as equipas BodyConcept são formadas especificamente de acordo com os métodos e procedimentos da marca e todos os tratamentos são personalizados, através do Método Exclusivo BodyConcept.

Este método único inclui um conjunto de etapas que permitem adequar cada tratamento às necessidades de cada cliente: avaliação morfológica inicial, avaliações de acompanhamento, exfoliação, aconselhamento nutricional e definição dos planos de tratamento, fazem parte desta abordagem única, que inclui ainda um kit cliente com todos os elementos necessários para frequentar a clínica, garantindo a máxima higiene e segurança.

Através de inúmeras hipóteses de personalização, é possível criar uma abordagem muito focada que permite que os resultados obtidos sejam eficazes e duradouros, consoante as problemáticas a tratar.

O Ginásio da Estética é também um conceito único BodyConcept. Esta abordagem inovadora aos tratamentos de estética permite às clientes usufruírem, duas vezes por semana, de três tratamentos de estética adequados às suas necessidades corporais/faciais específicas, a um custo acessível. Funcionado com um formato semelhante ao de um ginásio, a mensalidade permite usufruir de um “plano de treino” de tratamentos estéticos num circuito de tratamentos combinado especificamente para tratar problemas como celulite, flacidez, gordura localizada, rugas, entre outros.

A Criolipólise Advanced é um dos tratamentos inovadores BodyConcept mais recentes. Específico para gordura localizada resistente, esta solução não invasiva e indolor é uma das estrelas da marca e permite reduzir até 8 cm e 50% de gordura, numa só sessão.

Ao combinar tratamentos altamente especializados e complementares entre si, as clientes obtêm resultados visíveis desde a primeira sessão, promovendo uma maior perda de peso, celulite e volume corporal; podendo também usufruir da gama de produtos do GrupoConcept, a Concept+, disponível online e nas clínicas BodyConcept e DepilConcept.