Boletim INSA: Casos de gripe aumentaram 152

Na semana passada foram identificados 386 casos positivos de infeção com o vírus da gripe, o número mais elevado desde o início da época de vigilância, informou o Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge (INSA).

Segundo o boletim de vigilância epidemiológica da gripe divulgado, ontem, pelo INSA, e citado pela Lusa, daquele total, 353 casos eram do tipo B e 33 do tipo A, tendo sido identificado o “subtipo A (H1N1) pdm09” em sete dos casos. Na semana anterior tinham sido reportados 260 casos positivos para o vírus da gripe.

Na semana de 09 a 15 “continuou a ser detetada a circulação de outros vírus respiratórios, sendo o vírus sincicial respiratório (RSV) o mais frequente”. O boletim dá conta de uma “tendência estável” no número de casos internados por infeção por RSV em crianças menores de 24 meses.

No referido período, o INSA não recebeu informação sobre casos de internamento por gripe em cuidados intensivos, tendo sido admitidos nos hospitais/Unidades Locais de Saúde 61 casos de infeção respiratória aguda grave (SARI).

A taxa de incidência de SARI foi de 7,8 por 100 000 habitantes, apresentando uma tendência estável em comparação com a semana anterior”.

Desde o início da época de vigilância, em 30 de setembro, os laboratórios da Rede Portuguesa de Laboratórios para o Diagnóstico da Gripe e Outros Vírus Respiratórios (Hospitais) identificaram 1.440 casos de gripe e notificaram 27.351 casos de infeção respiratória.