Bomi Group abre um dos maiores armazéns do setor farmacêutico na Europa 920

O Bomi Group, empresa da UPS, inaugurou oficialmente as suas novas instalações de armazenamento e distribuição em Madrid, representando um investimento de 18 milhões de euros. Este novo centro logístico compatível com GMP e GDP, ocupará uma área de 27.578 m² e terá capacidade para armazenar 60.000 paletes, “tornando-se um dos maiores armazéns do setor farmacêutico europeu, criando 150 empregos altamente qualificados”.

As inovações em termos biológicos, especialmente em produtos farmacêuticos e medicina personalizada, “levam a que 80% dos produtos farmacêuticos na Europa exijam agora um transporte com temperatura controlada”, lê-se em comunicado. As instalações de Madrid “darão resposta a esta necessidade crescente, através de diversas soluções de armazenamento com temperatura controlada (-30°C, +2+8°C, +15+25°C) e de um sistema automatizado de última geração para recolha de pedidos, com uma margem de erro estimada inferior a 0,02%”. Trata-se de um sistema alinhado com os certificados BREEAM e projectado de acordo com padrões de operacionalidade sustentável.

“Os nossos clientes operam em alguns dos mercados de saúde que mais crescem a nível mundial, e os seus produtos de última geração exigem um serviço praticamente perfeito”, afirmou Jordi Cusidó, iberia country manager, Bomi Group. “Ao proporcionarmos visibilidade end-to-end sobre a localização e temperatura, conseguimos garantir que os produtos críticos para os pacientes sejam entregues onde é preciso, no momento certo e à temperatura adequada.”

Estrategicamente localizado próximo do aeroporto de Madrid, com ligações rodoviárias à área metropolitana da capital espanhola e a Barcelona, o novo centro também será o maior do Grupo Bomi em Espanha. Vai juntar-se aos sete centros já existentes no país, incluindo um perto de Madrid, quatro na Catalunha e dois nas ilhas Canárias, dando suporte à crescente indústria farmacêutica em Espanha, bem como à rede global da UPS Healthcare.

O Bomi Group foi adquirido pela UPS em 2022 e o seu CEO, Marco Ruini, juntou-se à equipa de liderança da UPS Healthcare. Os clientes da UPS Healthcare têm acesso a 217 instalações, totalizando mais de 1,5 milhões de metros quadrados de espaço de distribuição na área da saúde, compatível com cGMP e GDP, em 37 países e territórios.