Bristol-Myers Squibb assina acordo de opção exclusiva para adquirir a Galecto Biotech 522

Bristol-Myers Squibb assina acordo de opção exclusiva para adquirir a Galecto Biotech

05 de novembro de 2014

A Bristol-Myers Squibb e a Galecto Biotech AB anunciaram, num comunicado, que chegaram a um acordo, juntamente com os acionistas da Galecto, que concede à Bristol-Myers Squibb a opção exclusiva de adquirir a empresa sueca e ganhar os direitos mundiais do seu principal produto, o TD139, um novo inibidor da galectin-3 em fase I de desenvolvimento, para o tratamento da fibrose pulmonar idiopática (FPI) e outras doenças fibróticas.

O valor total a pagar no âmbito do acordo poderá atingir os 444 milhões de dólares, incluindo a taxa de opção, uma taxa do exercício da opção e o pagamento por objetivos clínicos e regulamentares.

«Desenvolver medicamentos inovadores que interrompam ou abrandem a progressão de doenças fibróticas é o principal objetivo da nossa estratégia de I&D», disse Francis Cuss, MB BChir, FRCP, vice-presidente executivo e presidente da área científica da Bristol-Myers Squibb. «O TD139 vai valorizar o programa de pesquisa da Bristol-Myers Squibb dedicado às fibroses, ao acrescentar um composto promissor que tem a capacidade de modelar as múltiplas variações das doenças».

«Nós confirmámos a atividade antifibrótica no nosso composto, TD139, em vários modelos pré-clínicos e agora começámos a testá-lo em voluntários saudáveis, e no início de 2015 será testado em pacientes», disse Hans Schambye, M.D., Ph.D e diretor executivo da Galecto Biotech.

A galectin-3 é uma proteína que se liga às estruturas de hidratos de carbono presentes no corpo humano e é responsável pelo desenvolvimento de vários tipos de fibrose. Ao inibir a capacidade de ligação da proteína, os inibidores da galectin-3 apresentam-se como uma abordagem promissora no tratamento de doenças como a FPI.

Segundo os termos do acordo, a Bristol-Myers Squibb pode adquirir a Galecto em qualquer altura, após a execução do acordo de venda, não ultrapassando os 60 dias após a conclusão do ensaio de fase Ib.