Bruxelas duplica verbas para programas de vacinação nos países pobres 793

Bruxelas duplica verbas para programas de vacinação nos países pobres
20-Maio-2014

O presidente da Comissão Europeia anunciou hoje que a União Europeia destinará 25 milhões de euros por ano, até 2020, ao financiamento de programas de vacinação em todo o mundo, mais do dobro do anterior apoio.

Num evento hoje realizado em Bruxelas, José Manuel Durão Barroso sublinhou a importância do aumento do financiamento da União Europeia, que será canalizado através da GAVI Alliance (ex-Aliança Global para as Vacinas e a Imunização), uma organização sem fins lucrativos, cujo principal objetivo é salvar a vida das crianças e proteger a saúde das pessoas através do aumento do acesso à imunização nos países pobres.

«É horrível e inaceitável que cerca de um milhão e meio de crianças continuem a morrer todos os anos de doenças que podem ser evitadas através de uma simples vacina. É por isso que o aumento hoje anunciado do financiamento da UE é tão importante: mostra que estamos empenhados, a longo prazo, em fazer tudo o que pudermos para salvar o maior número de vidas possível, fazendo chegar as vacinas a mais homens, mulheres e crianças, independentemente do local onde vivam, declarou, citado pela “Lusa”.

O apoio de 25 milhões de euros por ano durante o atual orçamento comunitário plurianual 2014-2020 representa mais que o dobro do anterior financiamento, já que, em média, eram atribuídos 10 milhões de euros anualmente aos programas de vacinação e imunização, tendo o presidente do conselho de administração da GAVI comentado que este reforço das verbas protegerá «mais uns milhões de crianças contra doenças mortais nos países mais pobres».