O medicamento Bydureon, exenatido, injetável de libertação prolongada, da AstraZeneca, deixará de ser comercializado, em definitivo, em Portugal, por razões comerciais, a partir de março de 2025.
O medicamento é indicado a adultos, adolescentes e crianças com idade igual ou superior a 10 anos com diabete mellitus tipo 2 para melhorar o controlo glicémico, informa a Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde I.P (Infarmed).
Face à retirada do medicamento, o Infarmed recomenda:
Farmacêuticos
- Devem aconselhar os doentes em tratamento a contactar o médico;
- Tranquilizar os doentes que não consigam contactar o médico de imediato, visto que o medicamento estará disponível durante alguns meses;
Médicos
- Não iniciar novos tratamentos com este medicamento;
- Promoção para a substituição atempada do exenatido aos doentes em tratamento com este medicamento. Para a escolha da nova alternativa, o Infarmed sugere a consulta das orientações da Comissão Nacional de Farmácia e Terapêutica
De forma a garantir a transição gradual para outras terapêuticas, o Infarmed autorizou a utilização de um outro medicamento (Bydureon Bcise), com rotulagem em língua inglesa. As embalagens serão acompanhadas com folheto informativo em português.
O Infarmed informa que o número de registo, preço e comparticipação pelo Serviço Nacional de Saúde será o mesmo do medicamento autorizado em Portugal.