Campanha alerta para importância de cessação tabágica
27-Maio-2014
“A única forma segura de fumar é não fumar” é o mote de uma campanha nacional lançada pela Comissão de Tabagismo da Sociedade Portuguesa de Pneumologia (SPP), que alerta para os perigos do consumo de nicotina.
A campanha, que assinala o Dia Mundial Sem Tabaco (31 de maio), pretende alertar para «qualquer meio de consumo de nicotina, seja este através de cigarros convencionais, de enrolar, eletrónicos ou até cigarrilhas, charutos ou cachimbos», refere a SPP em comunicado.
«É importante consciencializar os fumadores para a importância da cessação tabágica, promovendo o combate à dependência física e psicológica, a qual não deve passar por substitutos como cigarros light e slim, anunciados como tendo menos nicotina, ou até cigarros eletrónicos», afirmou a coordenadora da Comissão de Tabagismo, Ana Figueiredo, citada pela “Lusa”.
O tabagismo é a principal causa de morte evitável em todo mundo, provocando cerca de seis milhões de mortes por ano. A Organização Mundial da Saúde refere que o tratamento dos fumadores é fundamental para controlar esta epidemia, a par de outras medidas, como a informação e educação dos jovens, impostos sobre o tabaco e legislação mais restritiva.