“Lutar pela saúde do seu coração, vale a pena!” é uma campanha de sensibilização a ser lançada este ano pela Associação de Apoio aos Doentes com Insuficiência Cardíaca (AADIC), em conjunto com as Farmácias Holon, e destina-se a pessoas com Insuficiência Cardíaca (IC), familiares e cuidadores e público em geral.
«Existe ainda um grande desconhecimento desta doença por parte da população, que, acima de tudo, a desvaloriza. Por este motivo, a AADIC agradece o apoio dos farmacêuticos na divulgação e promoção deste tipo de campanhas. O acompanhamento próximo do doente contribui certamente para a diminuição da mortalidade e morbilidade assim causadas», explica Ana Marquilhas, secretária-geral da AADIC.
A patologia afeta cerca de 400 mil portugueses, e a campanha pretende alertar para factos como a importância da identificação dos sinais de alerta e como proceder, o reforço da importância de uma alimentação saudável, a prática do exercício físico, do descanso e gestão do stress a gestão da medicação e cessação tabágica.
As mensagens-chave da campanha são de que a IC é uma doença crónica, mas que é possível viver com qualidade de vida; que as causas mais comuns desta patologia são a hipertensão arterial, o enfarte do miocárdio ou a diabetes; que há uma comunidade de pessoas que vivem com a doença, que podem ser um grupo de apoio; que o cuidador é um apoio fundamental, ajuda a ajustar o estilo de vida da pessoa com IC ao plano de tratamentos; da importância das soluções integradas de saúde tais como a Nutrição, a Consulta Farmacêutica e a Cessação Tabágica.
A Semana da Insuficiência Cardíaca é assinalada entre 6 e 12 de maio e servirá de mote para o arranque desta campanha que irá decorrer ao longo do ano, e partilhada através de diferentes meios e plataformas do Grupo das Farmácias Holon. “Lutar pela saúde do seu coração, vale a pena!” conta com o apoio da Novartis.