Campanha solidária consciencializa para a importância de cuidar da Saúde Mental 149

A Neuraxpharm Portugal, uma empresa farmacêutica líder na Europa, especializada no Sistema Nervoso Central (SNC), e a Associação Manicómio acabam de lançar a campanha “Um Beijo pela Saúde Mental”, que tem como objetivos consciencializar os portugueses para a importância de cuidar da saúde mental, bem como combater o estigma associado às doenças mentais. A iniciativa surge no âmbito do Dia Mundial da Saúde Mental, que se assinala a 10 de outubro, e vai decorrer nas redes sociais, Facebook, Instagram, X, e LinkedIn, através da hashtag #UmBeijoPelaSaúdeMental, até dia 31 de outubro.

A campanha “Um Beijo pela Saúde Mental” contempla um desafio solidário de participação online. “Até dia 31 de outubro, qualquer pessoa pode partilhar uma fotografia de um beijo que tenha um significado muito especial para si, através da sua página de Facebook, Instagram, X, LinkedIn, mencionando a hashtag #UmBeijoPelaSaúdeMental. Por cada beijo publicado nas redes sociais, a Neuraxpharm doará 1 euro para a Associação Manicómio, até um total de 5.000 euros. No final do desafio, serão selecionadas as 5 melhores fotografias. Os portugueses poderão votar na sua favorita entre 6 e 10 de novembro de 2023. No dia 15 de novembro de 2023, o vencedor será anunciado no website da campanha. A fotografia premiada receberá uma pintura da autoria de um artista da Associação Manicómio”, explica Mònica Torrecilla, Country Manager para Portugal.

“Com esta campanha de consciencialização a nível nacional pretendemos reforçar o nosso compromisso pela Saúde Mental, alertando para a importância dos cuidados a ter com a nossa Saúde Mental, bem como para o combate ao estigma associado a este tipo de perturbações mentais. Infelizmente não existe Saúde, sem Saúde Mental, e para a Neuraxpharm é primordial ajudar a melhorar a vida das pessoas, quer a nível físico, quer a nível emocional e psicológico. Cada beijo tem uma história maravilhosa por trás. Neste sentido, o “beijo” representa mais do que um simples “beijo”, representa um gesto de empatia pelas pessoas que têm perturbações relacionadas com o Sistema Nervoso Central, e representa também o apoio para as famílias e cuidadores destas pessoas”, acrescenta Mònica Torrecilla.

O valor angariado será convertido numa bolsa de consultas de saúde mental destinada ao projeto “Consultas sem Paredes”, da Associação Manicómio, ajudando, assim, a facilitar o acesso das consultas de psiquiatria, psicologia e psicoterapia a pessoas sem condições económicas para tal.

“As “Consultas sem Paredes” são um projeto inovador, pioneiro em Portugal e no mundo. Criado pelo Manicómio em 2019, consiste numa rede de técnicos de saúde mental que dá consultas de psiquiatria, psicologia e diversas outras terapias, em espaços diferentes, bonitos e acessíveis, desconstruindo o paradigma do acesso a serviços de saúde mental. Todas as consultas decorrem em espaço aberto com privacidade, e sem gabinete médico. Todas as consultas têm o valor de 35€”, esclarece Catarina Gomes, responsável pela Associação Manicómio.

Consulte mais informações aqui: www.neuraxpharm.com/pt/umbeijopelasaudemental

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a depressão é uma das principais causas de incapacidade e o suicídio é a quarta principal causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos. As pessoas com problemas graves de saúde mental morrem prematuramente – até duas décadas antes – devido a problemas físicos evitáveis. Estigma, discriminação e violações de direitos humanos contra pessoas com problemas de saúde mental são comuns em comunidades e sistemas de atenção em todos os lugares; 20 países ainda criminalizam a tentativa de suicídio. Em todos os países, são as pessoas mais pobres e desfavorecidas que correm maior risco de problemas de saúde mental e que também são as menos propensas a receber serviços adequados.