A Gilead anunciou a abertura das candidaturas ao Programa Gilead GÉNESE, um dos maiores programas de responsabilidade social corporativa na área da saúde em Portugal, que vai já na décima edição e que, desta vez, conta com o alto patrocínio do Presidente da República.
O principal objetivo da iniciativa é apoiar projetos de investigação e de iniciativa comunitária com bolsas até 40 mil euros nas áreas em que a Gilead desenvolve a sua investigação, especificamente oncologia e virologia. No campo da oncologia, segundo referido em comunicado, são abrangidos projetos de hemato-oncologia, especificamente linfomas não-Hodgkin de células B (linfoma difuso de grandes células B, linfoma primário do mediastino, linfoma de células do manto e linfoma folicular), e cancro de mama. Na área de virologia, são apoiados projetos dedicados às hepatites virais crónicas e à infeção por VIH.
Na vertente de investigação, o programa dá prioridade a projetos que promovam a geração de resultados em saúde, a investigação com aplicação clínica e a implementação de sistemas de informação em saúde. Na vertente comunidade, o foco recai sobre projetos que promovam a qualidade de vida, o diagnóstico e a ligação aos cuidados de saúde, bem como a participação cívica e cidadania de forma inovadora e com impacto na vida dos doentes.
O Programa Gilead GÉNESE já permitiu a viabilização de mais de 100 projetos em cerca de 50 instituições, num total de financiamento que já ultrapassou os 2,5 milhões de euros.
Os interessados podem submeter os seus projetos, até dia 10 de setembro, através deste link.