Foi publicado em Diário da República, esta terça-feira, o aviso relativo à abertura do procedimento concursal para ingresso na Residência Farmacêutica, com início no próximo ano de 2025. O prazo para submissão das candidaturas teve início na terça-feira (20 de agosto), e prolonga-se pelo período de 10 dias úteis, terminando a 02 de setembro.
Segundo publicado em Diário da República, o documento apresenta um total de 181 vagas distribuídas pelas três áreas que compõe a Residência Farmacêutica:
- 31 em análises clínicas (menos 2 que em 2024);
- 144 em farmácia hospitalar (mais 46 vagas que em 2024);
- 6 em genética humana (menos 2 que em 2024).
Efetuar a candidatura
Deve efetuar a candidatura na plataforma informática da Residência Farmacêutica, fazendo acompanhar-se pelo certificado de habilitações académicas (com informação final da nota obtida, documento comprovativo de inscrição como membro efetivo na Ordem dos Farmacêuticos e certificado do registo criminal, podendo este último ser substituído por uma declaração, sob compromisso de honra, de que nada consta no registo criminal). Os candidatos com grau académico obtido num país estrangeiro deverão apresentar juntamente com o certificado de habilitações académicas o respetivo reconhecimento.
Candidatos admitidos
Será divulgada na página eletrónica da Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS) a lista provisória de candidatos admitidos e excluídos à Residência Farmacêutica. Os candidatos poderão reclamar ao júri do concurso no prazo de cinco dias úteis após a afixação das listas. A lista definitiva será disponibilizada na página eletrónica da ACSS.