Carreira farmacêutica implementada nos Açores quase quatro anos depois da sua criação 1477

O Governo dos Açores comprometeu-se a implementar na região a carreira farmacêutica, criada em agosto de 2017, e que ainda não tinha sido implementada, assim como a contabilizar 1,5 pontos por ano de serviço para efeitos de progressão.

“Estamos satisfeitos por ver concluída uma etapa que já dura há quatro anos, com reivindicações legítimas por parte dos farmacêuticos. Mais satisfeito fico pelo facto de termos alcançado este acordo, um dia apenas após a entrada em vigor do Orçamento para este ano”, afirmou o secretário regional da Saúde e Desporto, Clélio Meneses, citado em comunicado de imprensa.

Este comunicado de imprensa foi divulgado após a reunião do Governo dos Açores com os representantes da Ordem dos Farmacêuticos e do Sindicato Nacional dos Farmacêuticos, que ocorreu esta terça-feira em Angra do Heroísmo.

A nota indica ainda que o secretário regional se comprometeu a “dar orientações aos hospitais e às Unidades de Saúde de Ilha para a operacionalização, com efeitos imediatos, da integração dos profissionais com contrato individual de trabalho nas carreiras farmacêutica e especial farmacêutica”, assim como atribuir, pela secretaria regional da Saúde, “1,5 pontos por ano para efeitos de progressão na carreira e respetiva valorização remuneratória” aos farmacêuticos.

Sobre este assunto, Clélio Meneses afirmou que “este foi um passo determinante na concretização das pretensões dos farmacêuticos e, sobretudo, no sentido da dignificação das suas carreiras”.