Carteira de produtos da Edol permitirão expansão da Faes Farma noutros mercados 584

A Faes Farma assinou esta semana um acordo de compra e venda, sujeito a condições suspensivas, para adquirir 100% da Laboratorios Edol, consolidando a sua expansão no mercado português e na área da oftalmologia.

O fecho da transação está sujeito à conclusão satisfatória de condições precedentes, incluindo a apresentação de contas anuais auditadas para 2024 e a continuação de alguns dos acordos comerciais existentes com os Laboratorios Edol.

 

Novo marco estratégico

A transação, avaliada em 75 milhões de euros (ajustada pela dívida líquida), permitirá ao grupo espanhol duplicar as vendas em Portugal e capitalizar as sinergias comerciais e operacionais.

A aquisição dos Laboratórios Edol representa, segundo sublinhado em comunicado, um novo marco estratégico na aposta da Faes Farma no crescimento em mercados internacionais e reforça a sua posição no mercado português, onde o Grupo está presente há mais de 80 anos.

 

Expansão noutros mercados

Os Laboratorios Edol dispõem de uma carteira de produtos e registos que permitirão também a expansão e o posicionamento da Faes Farma noutros mercados para além de Portugal, tirando partido das redes comerciais existentes da Faes Farma, tanto em Espanha como nos mercados internacionais.

 

A área da oftalmologia

A oftalmologia, uma especialização dos Laboratórios Edol, é uma área onde a Faes Farma já tem experiência no desenvolvimento e lançamento da bilastina oftálmica. Além disso, o site representa uma oportunidade estratégica fundamental, com um crescimento previsto de dois dígitos, impulsionado não só pelo envelhecimento da população, que se traduz em patologias como o glaucoma e o olho seco, mas também pelo aumento dos sintomas causados pelas alergias sazonais e pelo uso prolongado
dos ecrãs.