A modalidade de vacinação “casa aberta” já está disponível para as pessoas com 25 ou mais anos, com uma novidade: os utentes têm que a partir de agora, tirar uma senha eletrónica para se vacinarem contra a covid-19.
Um comunicado divulgado pela task force que coordena o plano de vacinação, indica que existindo “uma maior disponibilidade de vacinas”, a modalidade “casa aberta” encontra-se disponível para a vacinação com idade igual ou superior a 25 anos, deixando de existir a restrição da vacina da Janssen nesta modalidade.
O mesmo documento anuncia ainda que foi criado um sistema de senhas digitais para esta modalidade, que passa a estar disponível na maioria dos centros de vacinação existentes em Portugal Continental.
“Este sistema vem permitir aos utentes evitar a espera numa fila para ser vacinado”, indica a task force.
Antes de tirar a senha digital, o utente deve consultar se o centro de vacinação pretendido tem o “semáforo verde”. Pode consultar aqui.
Para tirar à senha digital da modalidade “casa aberta” é necessário que o utente aceda ao portal e tire uma senha no próprio dia em que pretende ser vacinado, para um Centro de Vacinação localizado no seu concelho de residência.
“Após preencher e submeter o formulário, deverá receber a sua senha digital com o respetivo número e hora prevista”, explica a task force.
As segundas doses serão sempre no local da primeira dose.
Lembrar que na modalidade “casa aberta” são vacinados os utentes com as primeiras doses que não estejam agendados, e que sejam elegíveis.